Política

Guerra comercial: China convida EUA para novas negociações

Após rumores de uma possível dificuldade em torno de negociações com os EUA, o governo da chinês afirmou que os boatos externos não são verdadeiros

Presidente da China e dos Estados Unidos apertam as mãos
Nesta quinta-feira, 21, O principal negociador comercial da China convidou do país rival para uma nova rodada de conversas/ Foto: Li Xueren-Xinhua

Após rumores de uma possível dificuldade em torno de negociações com os Estados Unidos, o governo da China afirmou que os boatos externos não são verdadeiros, e afirmou que Pequim quer trabalhar com Washington para assinar a primeira fase do acordo comercial.

“As equipes econômicas e comerciais de ambos os lados continuam mantendo uma comunicação próxima”, disse o porta-voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng, em coletiva regular de imprensa. “Os rumores externos não são precisos”, acrescentou.

Nesta quinta-feira, 21, O principal negociador comercial da China convidou do país rival para uma nova rodada de conversas. Os negociadores norte-americanos indicaram que estariam dispostos a se encontrar pessoalmente, de acordo com as fontes, mas que relutariam em atravessar o Pacífico, a menos que a China deixasse claro que assumiria compromissos de proteção à propriedade intelectual, transferências forçadas de tecnologia e compras de produtos agrícolas.

“A China está disposta a trabalhar em conjunto com os Estados Unidos com  base na igualdade e no respeito mútuo para resolver adequadamente suas principais preocupações e se esforçar para alcançar a primeira fase do  acordo. Isso é do interesse comum da China e dos Estados Unidos e é do interesse de todo o mundo”, concluiu o porta-voz.

Nova call to action