Política

Bolsonaro recebe alta ainda nesta tarde, diz porta-voz

Viagem do presidente para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, será mantida

Bolsonaro, FPA, bancada ruralista
Foto: Alan Santos/Presidência da República

O presidente da República, Jair Bolsonaro, receberá alta médica ainda nesta segunda-feira, 16, informou o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. A alta será dada à tarde, após uma sessão de fisioterapia. O presidente viaja para Brasília na sequência.

Segundo o cirurgião-chefe Antônio Luiz Macedo, os exames médicos do presidente estão normais e o quadro dele ‘é muito bom’. Por orientação médica, Bolsonaro ficará afastado até quarta-feira, 18, assumindo interinamente nesse período o vice-presidente, Hamilton Mourão. “Isso vai permitir ao senhor presidente um descanso ainda maior para uma recuperação mais rápida”, disse o porta-voz da presidência da República, Otávio Rêgo Barros.

A viagem do presidente para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, será mantida. “A viagem estava prevista inicialmente para o dia 22, mas vamos dia 23 (para Nova York).”, afirmou Rêgo Barros. Ele afirmou ainda que Bolsonaro terá eventos privados no dia em que chegar aos Estados Unidos. “No dia 24, ele tem reunião com o secretário-geral das Nações Unidas. Depois fará seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas. Depois nos deslocaremos, a confirmar, para o Texas, onde vamos ter reunião com industriais e empresários e oficiais das Forças Armadas Americanas. Do Texas retornamos para o Brasil”, disse.

De acordo com Rêgo Barros, a viagem foi encurtada por recomendação médica. “Naturalmente o presidente entendeu que não deve expor-se, nesse momento, a viagens um tanto quanto cansativas, embora reconheça a importância dessa viagem para a configuração, perante o mundo, da soberania do Brasil e da importância que damos à Amazônia e tantos outros temas que vicejam e que, equivocadamente, são compartilhados em particular pela imprensa estrangeira”. A viagem de Bolsonaro para a Ásia, que deve ocorrer no fim de outubro, foi mantida.

Nova call to action