Yara lança plataforma digital de análise de solo

O produtor envia a análise para a empresa e recebe um relatório detalhado de qual produto deve usar e qual a quantidade necessária

A Yara  lançou na última semana, durante a Expodireto Cotrijal realizada em Não-Me-Toque (RS), uma plataforma especializada na análise de solos. Batizada de Megalab, a ferramenta conta com sistema digital que realiza uma recomendação personalizada sobre a solução nutricional de plantas a partir da coleta e análise de amostras de solo e folha.

Após a análise na plataforma, o agricultor recebe a indicação do melhor programa nutricional para o talhão avaliado. De acordo com a empresa, a ideia do Megalab é dar um passo adiante na agricultura de precisão, já que muitas vezes os produtores possuem os dados e acabam necessitando de uma ferramenta que traduza essas informações em indicações precisas.

“A Yara está apostando forte no uso da tecnologia em grande escala, para gerar valor adicional para o agricultor. Isto inclui ferramentas digitais, onde estamos introduzindo soluções que ajudem nosso cliente a maximizar o retorno do uso de programas nutricionais”, disse Daniel Accioly Rosa, gerente de Agricultura Digital da Yara.

Em entrevista ao Canal Rural, o coordenador de soluções digitais da Yara Brasil, Gustavo Libardi, explicou que o produtor interessado na plataforma pode acionar um representante da empresa para enviar a análise. Após o processo, ele recebe um relatório detalhado sobre o solo da sua fazenda. “Esse processo é realizado via equipe Yara com parcerias, como é o caso de cooperativas. Em alguns casos, podemos fornecer uma análise para esse produtor que pretende fazer uma parceria conosco”, falou.