Diversos

Volkswagen e Ford vão passar a produzir picapes juntas

Parceria busca desenvolver utilitários e veículos comerciais. Primeira cria deve ser a nova versão da Ranger, em 2022

picape Ford Ranger FX4
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 15, o presidente mundial da Ford, Jim Hackett, e o presidente mundial da Volkswagen, Herbert Diess, confirmaram em coletiva no Salão de Detroit que as empresas pretendem desenvolver picapes de médio porte e veículos comerciais com vendas globais a partir de 2022.

A parceria desta vez será apenas técnica – esqueça o formato societário que regeu a Autolatina, há pouco mais de 30 anos. A intenção desta vez é desenvolver as deficiências de cada empresa: a Ford ajudará a VW com soluções para as novas gerações do utilitário Transit e da picape Ranger e, consequentemente, compartilhando a tecnologia usada em troca da ajuda da VW no desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos.

A fábrica da Volks no Tennessee (EUA), inclusive, já está recebendo um investimento da matriz alemã para a produção de veículos elétricos.

Nova call to action

Fontes das empresas dizem que o primeiro filho desta união é a nova geração da Ranger, que está prevista para daqui três anos e que será distribuída, prioritariamente para os mercados europeu, americano e latino.

As picapes das marcas que hoje abastecem o mercado brasileiro (tanto a Ranger como sua concorrente Amarok) são produzidas coincidentemente na mesma cidade argentina: Pacheco.