Vigilância Sanitária alerta para plantas ou alimentos trazidos de outros países

Campanha em aeroportos deve conscientizar populaçãoO Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) promove campanha de educação sanitária durante os meses de julho e agosto, para esclarecer passageiros de vôos internacionais e agentes de transporte aéreo sobre os perigos de se trazer alimentos ou plantas de outros países.

A entrada em território brasileiro de qualquer animal, vegetal e seus produtos, inclusive para consumo próprio, sem autorização prévia e certificação sanitária é proibida pelo Ministério da Agricultura. A campanha tem o objetivo de impedir a introdução de pragas vegetais e agentes de doenças animais que comprometam a sanidade e a produção agropecuária do Brasil.

A campanha será realizada nos aeroportos de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belém, Manaus, Fortaleza, Natal e Belo Horizonte. Serão distribuídos revistas, folders e filipetas, e haverá cartazes e banners, além de mensagem em áudio, em três idiomas, veiculada pelo sistema de som dos aeroportos e no interior dos aviões que chegam ao país.