Veterinários participam de simulação de emergência em enfermidades avícolas

Ação serve para treinar servidoresVeterinários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de órgãos de Defesa Sanitária Animal de 11 Estados participam do Exercício Simulado de Emergência Sanitária com enfoque em sanidade avícola, de 25 a 31 de julho, nas proximidades de Londrina/PR. O objetivo é preparar cerca de 80 participantes do sistema nacional de saúde animal para respostas, rápidas e efetivas, a possíveis ameaças à sanidade do plantel nacional de aves.

O exercício faz parte do curso de gestores e executores em emergência, promovido pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa/OMS), em cooperação técnica com o Mapa. O Departamento de Saúde Animal do Mapa já notificou à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre o simulado. O Brasil é livre de influenza aviária em humanos e aves e o exercício reforçará o treinamento dos médicos veterinários oficiais em saneamento de focos de doenças emergenciais avícolas.

Participam profissionais da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná e do Ministério da Defesa, que auxiliarão nas ações conjuntas de contingência à influenza aviária no âmbito da sanidade avícola e da saúde humana. O médico veterinário da Coordenação de Sanidade Avícola (CSA), da Secretaria de Defesa Agropecuária/Mapa, Bruno Pessamilio, vai participar do exercício em Londrina.

Entre as atividades programadas estão vigilância epidemiológica, colheita e envio de amostras para diagnóstico laboratorial, controle e monitoramento de trânsito, ações de desinfecção, comunicação e educação sanitária. As ações desencadeadas no treinamento possibilitarão a aplicação e aprimoramento do Plano de Contingência para Influenza Aviária e Doença de Newcastle do Mapa, assim como do Guia Operacional, elaborado pelo Grupo Executivo Interministerial para Implantação do Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Influenza.