Venezuela receberá 10 mil cabeças de gado de Brasil e Uruguai para aumentar produção de carne e leite

Animais serão importados pelo país para aumentar as produções de carne e leiteCerca de dez mil búfalos e vacas procedentes de Brasil e Uruguai chegarão à Venezuela nos próximos três meses, e outras 10 mil serão entregues no último trimestre de 2008, para aumentar as produções de carne e leite do país, informaram nesta segunda-feira, dia 9, porta-vozes do setor agrário.

Serão embarcadas para a Venezuela 3, 2 mil búfalos, quatro mil cabeças de gado bovino de diferentes raças brasileiras e outras 3,5 mil vacas da raça holandesa do Uruguai, indicou Belandria.

? Estamos coordenando com os três ministros da área e o vice-presidente da República a programação para a chegada ao país de dez mil fêmeas bubalinas e bovinas ? disse em entrevista o presidente da Federação Bolivariana de Criadores de Gado e Agricultores da Venezuela (Fegaven), Balsamino Belandria.

Para o presidente da Fegaven, a chegada das 20 mil fêmeas “terá um impacto positivo na pecuária venezuelana, porque refrescarão o sangue de nossos rebanhos”. Ele também afirmou que as importações de animais vivos cumprem “todos os protocolos sanitários”.

A incorporação das 20 mil cabeças de gado “é muito pouco” para o rebanho de 12 milhões da Venezuela, segundo Belandria, mas se trata de uma “abertura importante” para “aumentar a produção de leite e carne do país”.