Vendas de máquinas agrícolas devem cair em 2009, indica Anfavea

Para a entidade, comercialização de colheitadeiras será menor no mercado interno e externoDados parciais apontam queda de 3%a 5% nas vendas de veículos em janeiro em relação ao mesmo período de 2008, quando foram vendidas 215 mil unidades. A expectativa é de redução também no comércio de máquinas agrícolas. As estimativas foram divulgadas pelo presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider depois de se reunir com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Brasília.

Na reunião, os representantes da indústria automotiva analisaram dados que mostram o impacto da crise no setor e os efeitos da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os veículos. A Anfavea projeta queda nas vendas de colheitadeiras no mercado interno e externo.

Em dezembro de 2007 foram vendidas 439 máquinas, enquanto no mesmo mês de 2008 foram 426 unidades, uma queda de 3%. Na mesma comparação, as exportações também caíram 32%.

Segundo Schneider, a queda das vendas de máquinas agrícolas está diretamente ligada à falta de crédito. Os números da Anfavea mostram que a crise financeira global está estimulando a venda de tratores menores subvencionados pelos programas do governo, como o Mais Alimentos, criado para a agricultura familiar. A indústria reconhece o efeito que a queda na venda de máquinas tem na manutenção dos empregos.