Vendas antecipadas de soja atingem 32%

Nível está abaixo da média histórica, afirma levantamento da Safras & MercadoAs vendas antecipadas de soja da safra 2014/2015 atingiram 32% até 12 janeiro, abaixo do registrado no mesmo período do ano passado e da média histórica de 46%, segundo levantamento realizado pela consultoria Safras & Mercado. 

Considerando uma safra de 95,9 milhões de toneladas, o volume de soja comprometido pelos produtores até o momento chegou a 30,742 milhões de toneladas.

Em Mato Grosso, onde cerca de 2% dos 8,86 milhões de hectares plantados foram colhidos, o total comercializado atingiu 44% da safra estimada, menos que os 54% do ano passado e da média de 58%.

Dados do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), também apontam defasagem na comercialização antecipada. Em dezembro, o porcentual era de 45,5%, abaixo dos 55% registrados em dezembro de 2013. A queda dos preços no mercado internacional e as incertezas sobre o câmbio fizeram com que os agentes de mercados ficassem receosos em fechar negócios.

– Por causa da alta forte e contínua da taxa de câmbio de setembro para cá, o preço da soja andou no sentido contrário à tendência daquele período, de forma que os produtores voltaram a realizar os contratos a termo para assegurar o fechamento dos custos da safra 2014/2015 – diz o Imea.

No Paraná, onde a colheita começou essa semana, a Safras registrou comprometimento de 13% da safra, abaixo dos 26% do ano passado.

Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura paranaense, os produtores retiraram 1% da área plantada até o momento. Da safra que está no campo, 7% está em fase de maturação, próxima do ponto de colheita, e 48% passa pelo estágio de frutificação. As demais lavouras estão em estágio de desenvolvimento vegetativo e floração. Houve leve melhora na avaliação das lavouras e 89% da safra está em boa condição.

Outras regiões também registram vendas antecipadas baixas. Em Goiás, o índice é de 45%, abaixo dos 57% do ano anterior e dos 51% da média. No Rio Grande do Sul, o número é de 13%, contra 27% no ano anterior e 23% da média.