Veja quem são os 22 ministros escolhidos por Jair Bolsonaro

Os novos ministros serão nomeados ainda nesta terça, em cerimônia no Palácio do Planalto. Já as transmissões de cargo ocorrerão na quarta-feira, dia 2

Jair Bolsonaro assume a Presidência da República nesta terça-feira, dia  1º. Já na transição, Bolsonaro definiu 22 ministérios, número inferior aos 29 do governo anterior. Os novos ministros serão nomeados ainda nesta terça, em cerimônia no Palácio do Planalto. As transmissões de cargo ocorrerão na quarta-feira, dia 2.

TEREZA CRISTINA- AGRICULTURA

Tereza Cristina no trator
Foto: Facebook/reprodução

Engenheira agrônoma e empresária, Tereza Cristina é deputada federal eleita pelo DEM do Mato Grosso do Sul. Foi reeleita para o segundo mandato. Ocupou a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que reúne 261 deputados federais e senadores.

Antes de chegar à Câmara, Tereza Cristina foi titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Governo do Mato Grosso do Sul, de 2007 a 2014. Na Câmara, dedicou seu primeiro mandato à defesa de propostas voltadas ao desenvolvimento do agronegócio no Brasil.

ONYX LORENZONI- CASA CIVIL

Foto: Agência Brasil

Deputado federal há 16 anos, Onyx Lorenzoni (DEM-RS) é médico veterinário e iniciou sua atuação política como dirigente de entidades da categoria no Rio Grande do Sul. Eleito deputado federal por mais quatro anos (2019/2022), ocupa o cargo de ministro-chefe daCasa Civil.

A Pasta coordena a articulação política do novo governo de Jair Bolsonaro com o Congresso Nacional, tendo uma secretaria específica para cuidar da articulação com a Câmara e outra para fazer a negociação com o Senado. Foi um dos primeiros a apoiar a candidatura do presidente eleito, a quem conheceu quando chegou à Câmara Federal em 2003.

GUSTAVO BEBIANNO- SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA

Foto: Agência Brasil

Gustavo Bebianno Rocha é advogado e  possui mais de 25 anos de experiência na advocacia civil, empresarial, comercial e contenciosa. Também reúne sólida trajetória em gestão empresarial e desenvolvimento de negócios, com foco em gestão e reestruturação de equipes e ambientes corporativos, criação e implementação de processos e políticas corporativas, auditoria interna e procedimentos de due diligence.

Ao lado de Jair Bolsonaro desde 2017, atuou como um dos principais articuladores na campanha presidencial que o elegeu Presidente do Brasil. Como Secretário-Geral da Presidência, terá a responsabilidade de auxiliar o Presidente da República no relacionamento com a sociedade civil, na modernização do Estado, por meio da disponibilização de serviços cada vez mais simples, ágeis e acessíveis aos cidadãos.

CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ – SECRETARIA DE GOVERNO

Foto: Agência Brasil

Nascido em Rio Grande (RS), o general-de-divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz é engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e especializado em Operações na Selva e em Ações de Comandos. Nos anos de 2001 e 2002, foi adido militar na embaixada do Brasil em Moscou.

Foi, ainda, conselheiro do Banco Mundial para a elaboração do Relatório de Desenvolvimento Mundial 2011 e, da ONU, para a revisão do reembolso aos países contribuintes de tropas em missões de paz.

AUGUSTO HELENO- GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL

Foto: Agência Brasil

Nascido em Curitiba (PR), Augusto Heleno é general de quatro estrelas da reserva do Exército Brasileiro. Assume o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), pasta responsável pela segurança e viagens do Presidente e Vice Presidente da República e pela coordenação da área de inteligência do governo, à qual se subordina a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Foi o primeiro Comandante Militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, liderada pelo Brasil,cargo que ocupou, de maio de 2004 a setembro de 2005. Assumiu, em setembro de 2007, o Comando Militar da Amazônia (CMA), um dos cargos mais relevantes do Exército. Em 2011, com 45 anos de carreira, deixou o serviço ativo, quando chefiava o Departamento de Ciência e Tecnologia.

SERGIO MORO- JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA

Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil

Sergio Fernando Moro é ex-juiz Federal da 13.a Vara Criminal Federal de Curitiba/PR, especializada em crimes financeiros, contra a Administração Pública, de tráfico de drogas, de lavagem de dinheiro e praticados por grupos criminosos organizados.Trabalhou como Juiz instrutor no Supremo Tribunal Federal durante o ano de 2012.

FERNANDO AZEVEDO E SILVA – DEFESA

Foto: Agência Brasil

General de Exército desde 2014, é natural da cidade do Rio de Janeiro. Em sua vida militar, realizou cursos regulares da carreira de oficial, além de outros como Básico Paraquedista, Mestre de Salto, Básico e Avançado de Salto Livre e Precursor Aeroterrestre.

Foi designado Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa e exerceu a presidência da Autoridade Pública Olímpica. Esteve à frente,ainda, do Comando Militar do Leste e desempenhou, cumulativamente, a função de Coordenador Geral de Defesa de Área por ocasião dos Jogos Olímpicos RIO2016.

Também exerceu a chefia do Estado-Maior do Exército. Sua última função antes de assumir o Ministério da Defesa foi a de Assessor Especial do Presidente do Supremo Tribunal Federal.

ERNESTO ARAÚJO- RELAÇÕES EXTERIORES

Ernesto Araújo
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Diretor do Departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Itamaraty desde outubro de 2016, responsável pela coordenação do relacionamento com os EUA e Canadá e da participação brasileira na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Trabalhou em vários setores da área de negociações comerciais do Itamaraty, havendo conduzido ou participado em diferentes aspectos das negociações do Mercosul, da OMC, do acordo Mercosul-União Europeia. Foi Vice-Chefe de Missão da Embaixada do Brasil em Ottawa de 2007a 2010, e Vice-Chefe de Missão da Embaixada em Washington de 2010 a 2015.

Foi igualmente Subchefe de Gabinete do Ministro das Relações Exteriores entre 2015 e 2016.

PAULO GUEDES- ECONOMIA

Foto: Agência Brasil

Economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutorado em Política Fiscal pela Universidade de Chicago (EUA), o carioca Paulo Roberto Nunes Guedes é referência nos setores de educação e financeiro.

TARCÍSIO FREITAS- INFRAESTRUTURA

Foto: Agência Brasil

Natural do Rio de Janeiro (RJ), é formado em engenharia civil pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).  Servidor de carreira vinculado à consultoria legislativa da Câmara dos

Deputados, foi secretário de Coordenação de Projetos na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI); diretor-executivo e diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); e chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil na Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti entre 2005 e 2006.

Também atuou como auditor da Controladoria Geral da União (CGU). O ministro terá como prioridade destravar os projetos de melhoria da logística do País, remover entraves burocráticos e reduzir exigências para a participação do setor privado em novos empreendimentos.

RICARDO VÉLEZ RODRIGUEZ- EDUCAÇÃO

Foto: Agência Brasil

Professor emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Ricardo Vélez Rodriguez, 75 anos, é colombiano naturalizado brasileiro.

Rodriguez defende a recolocação do sistema de ensino básico e fundamental a serviço das pessoas. Também pretender inserir o Ministério da Educação no contexto da valorização da educação para a vida e a cidadania a partir dos municípios, que é onde os cidadãos realmente vivem.

DAMARES ALVES- MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS

Foto: Agência Brasil

Nascida no ano de 1964 no estado do Paraná. Tornou-se em meados da década de 1980 uma das fundadoras do Comitê Estadual de Sergipe do Movimento Nacional Meninas e Meninos em Sergipe, que tem como principal função social a proteção de crianças moradoras de rua. Atuou ainda no final da década de 1980 na defesa dos direitos das mulheres pescadoras e trabalhadoras do campo.

No Congresso Nacional há mais de 20 anos, a advogada é considerada uma referência no combate à pedofilia e proteção da infância. Trouxe ao protagonismo a voz de milhares de crianças com deficiência vítimas do infanticídio indígena. Advogada voluntariamente há muitos anos para mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social e de violência doméstica.

OSMAR TERRA- CIDADANIA

Foto: Agência Brasil

Nascido em Porto Alegre (RS), foi superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) durante a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Trabalhou como secretário estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, quando implementou o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que se tornou política pública estadual em 2006. Foi secretário executivo do Programa Nacional Comunidade Solidária.

Foi eleito prefeito da cidade de Santa Rosa (RS), em 1992. Atualmente, está no sexto mandato como deputado federal pelo MDB, reeleito em 2018. Em sua atuação no Congresso Nacional, Osmar Terra foi autor da lei 13.257/2016, que instituiu o Marco Legal da Primeira Infância.

Em maio de 2016, assumiu o então Ministério Desenvolvimento Social (MDS), onde passou a cuidar de programas como o Bolsa Família e financiamentos direcionados à agricultura familiar, além de ter implementado em outubro do mesmo ano o Programa Criança Feliz.

LUIZ HENRIQUE MANDETTA- SAÚDE

Foto: Agência Brasil

Deputado federal por dois mandatos, o ortopedista Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS) foi responsável pela área de saúde do plano de governo do presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar não quis tentar a reeleição, mas trabalhou ativamente para que o então candidato do PSL vencesse o pleito.

BENTO COSTA LIMA LEITE DE ALBUQUERQUE JÚNIOR- MINAS E ENERGIA

Foto: Divulgação

Nascido no Rio de Janeiro (RJ), foi diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, ocasião em que esteve à frente do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear da Marinha (PNM).

A experiência internacional de Bento inclui o cargo de diretor-geral da Junta Americana de Defesa (JID), entidade vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington-DC, EUA; e o posto de observador militar da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Guerra da Bósnia.

MARCOS PONTES- CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES

Foto: Agência Brasil

O astronauta Marcos Pontes é o único brasileiro a ir ao espaço. Ele também é o primeiro astronauta profissional a representar oficialmente um país do Hemisfério Sul no espaço.  Como novo ministro de Estado, o astronauta brasileiro terá a missão de recuperar o protagonismo estratégico da Ciência, Tecnologia e Comunicações para o desenvolvimento do país, promovendo as inovações e políticas públicas para a produção de conhecimento, riquezas para o país e qualidade de vida para os brasileiros.

Além disso, também serão estabelecidas cooperações internacionais com países e blocos econômicos.

RICARDO SALLES- MEIO AMBIENTE

ricardo salles
Foto: Facebook/reprodução

Ricardo Salles (Novo/SP) foi Secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo entre 2016 e 2017, na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB/SP). Foi também Secretário Particular do Governador do Estado de São Paulo. A indicação de seu nome contou com apoio de diversas entidades do setor produtivo, a exemplo da construção civil, imobiliário, indústria, comércio, agricultura, pecuária, dentre outros.

MARCELO ÁLVARO ANTÔNIO- TURISMO

Foto: Agência Brasil

Empresário, com curso de engenharia civil, estreou na política em 2012, eleito vereador para a Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em 2014, Marcelo Antônio garantiu uma vaga na Câmara dos Deputados como o terceiro deputado federal mais votado de Minas Gerais.

Nas eleições de 2018, coordenou as ações de campanha de Jair Bolsonaro, em Minas Gerais, quando também se reelegeu como o deputado federal mais votado do estado, com mais de 230 mil votos. É presidente do Partido Social Liberal/PSL em Minas Gerais.

GUSTAVO CANUTO – DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Foto: Divulgação

Natural de Paranavaí, no Paraná, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto tem 40 anos e é servidor efetivo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, integrante da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

No último biênio foi chefe de gabinete do Ministro da Integração Nacional e assumiu a Secretaria Executiva da Pasta no mês de agosto deste ano. Também trabalhou em outros órgãos federais, como: Secretarias de Aviação Civil e Geral da Presidência da República e na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

WAGNER ROSÁRIO- CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO (CGU)

Foto: Agência Brasil

Conhecido por seu perfil técnico, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) permanece à frente da Pasta que assumiu em junho de 2017. É auditor Federal de Finanças e Controle da CGU desde 2009. No órgão, foi o primeiro servidor de carreira a assumir o cargo de secretário-executivo e ministro da Pasta.

Também trabalhou na área responsável por investigações conjuntas de combate à corrupção, em articulação com a Polícia Federal, ministérios públicos (Federal e Estadual) e demais órgãos de defesa do Estado.

ANDRÉ LUIZ DE ALMEIDA MENDONÇA- ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (AGU)

Foto: Agência Brasil

Advogado formado pela Faculdade de Direito de Bauru (SP), André Luiz de Almeida Mendonça irá comandar a Advocacia-Geral da União (AGU), onde é funcionário de carreira e já exerceu os cargos de Corregedor-Geral e Diretor de Patrimônio e Probidade.

Mais recentemente, coordenou equipes de negociação dos acordos de leniência celebrados pela AGU e Controladoria-Geral da União (CGU).

ROBERTO CAMPOS NETO- BANCO CENTRAL

Foto: Divulgação

Formado em Economia e com mestrado em Economia pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. É neto de Roberto Campos, que comandou o Ministério do Planejamento no governo de Humberto Castelo Branco, é entusiasta de medidas que limitem o tamanho do Estado.

Trabalhou no Banco Bozano Simonsen de 1996 a 1999, onde foi responsável pela área internacional de crédito e pela administração de ativos de investimentos (equities). Indicado ao Senado Federal para a presidência do Banco Central do Brasil, passará por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos e pelo Plenário, antes de assumir a direção do Banco Central.