Vaquejada teria provocado demissão do ministro da Cultura

Entre outros motivos, afastamento de Marcelo Calero do cargo estaria ligado ao envio de pedido de veto ao projeto de lei que classifica a atividade como patrimônio cultural imaterial do país

Fonte: Acácio Pinheiro/Minc

O projeto que classificada a vaquejada e o rodeio como patrimônio cultural imaterial do país, aprovado pelo Senado no início de novembro, teria provocado a queda do ministro da Cultura, Marcelo Calero, que pediu demissão do cargo nesta sexta-feira, dia 18.

Embora ele tenha alegado razões pessoais para seu afastamento, um dos motivos da demissão teria sido um pedido de veto ao projeto sobre vaquejada enviado por Calero. O fato ocorreu em um momento em que Michel Temer estaria inclinado a sancionar a lei que torna a atividade patrimônio cultural. 

A divergência teria causado problemas ao presidente da República e levado ao afastamento de Calero, de acordo com informações publicadas no Blog do Camarotti, do portal de notícias G1. O Palácio do Planalto aceitou o pedido de demissão e informou que o deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) será o novo ministro da Cultura.

Entenda o caso da vaquejada

O tema da vaquejada ganhou força no Congresso e destaque nacional após um julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que entendeu ser inconstitucional uma lei do Ceará regulamentando a atividade como prática esportiva. O assunto tomou grandes proporções e suscitou debates entre os envolvidos na prática e os movimentos de defesa dos animais.  

De um lado, defende-se a vaquejada como uma manifestação cultural que gera emprego e renda para milhares de famílias envolvidas de forma direta e indireta na atividade. De outro, ativistas alegam que ocorrem maus-tratos a cavalos e bois que participam dos eventos. 

O embate deu origem a uma mobilização que reuniu cerca de 6 mil pessoas em Brasília, no dia 25 de outubro, a favor da vaquejada. O ato deu sustentação ao projeto votado no Senado, que, por sua vez, abre caminho para a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para regulamentar a realização da vaquejada em todo o território nacional.