Vacinação assistida do rebanho de Mato Grosso do Sul contra febre aftosa termina nesta terça

Procedimento é requisito para recuperar status junto à Organização Mundial de Saúde AnimalTermina nesta terça-feira, dia 15, o prazo para a vacinação assistida do rebanho dos 11 municípios que estão na zona de alta vigilância sanitária na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. A ação é uma das exigências da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para devolver ao Estado a condição de área livre de febre aftosa com vacinação. A decisão deve ser anunciada no fim deste mês.

Foram dois meses de trabalho intenso para vacinar aproximadamente 735 mil animais. A vacinação deveria ter sido concluída no dia 15 de junho, mas foi prorrogada.

? Isso ocorreu porque choveu muito na região e o trabalho é muito intenso. Os técnicos querem ter certeza de que 100% dos animais estão sendo vacinados ? disse Rui Saravi Leite, da Superintendência Federal da Agricultura em Mato Grosso do Sul.

Além de acompanhar a imunização, os técnicos da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) também trabalharam na identificação do rebanho. Todos os animais receberam brincos específicos, o que vai auxiliar no controle da movimentação de gado na região de fronteira com o Paraguai.

? As expectativas do Estado sobre a decisão da OIE são otimistas, já que os trabalhos estão sendo feitos com muito empenho ? afirmou Saravi Leite.