Diversos

Confira os utilitários esportivos apresentados no Salão de Detroit

Ford, Cadillac e Kia lançam modelos para o mercado americano, ainda sem previsão de chegada ao Brasil

A moda dos SUVs (também chamados de utilitários esportivos ou jipões) está fortemente presente no Salão de Detroit, que fica aberto até o dia 27 de janeiro. Motivos não faltam: esses veículos vendem relativamente bem, são desejados por um público cada vez maior e têm margens de lucro mais generosas para as montadoras.

Para o consumidor, os predicados dos utilitários esportivos são evidentes: são imponentes, espaçosos e trazem uma confortável sensação de robustez a quem compra.

De olho nesses fatores, as montadoras não pouparam esforços para mostrar novidades. Seguem os modelos que mais chamaram a atenção da imprensa especializada mundial:

Ford Explorer

2020 Ford Explorer Limited utilitário esportivo
Foto: Ford/divulgação

A  prata da casa (literalmente, já que a sede fica a poucos quilômetros da exposição, na cidade de Dearborn) apresentou a versão 2020 da Explorer. Esforços não faltaram, já que o modelo foi um dos principais ícones da popularização do segmento quando surgiu, no início da década de 90. O carro ganhou nova plataforma, com opções de tração traseira ou integral e mimos no interior, como tela multimídia de 12,8 polegadas e roteamento de internet. A mecânica, sempre a gasolina ou híbrida, varia a potência entre 304 cavalos até cerca de 400 cavalos na versão esportiva ST (ainda não anunciada).

Cadillac XT6

Cadillac XT6 utilitário esportivo
Foto: Cadillac/divulgação

O ícone americano de requinte e conforto aproveitou a vizinhança (o nome da empresa é homenagem a Antoine Laumet de La Mothe Cadillac, fundador da cidade de Detroit) para lançar globalmente o XT6. Posicionado logo abaixo do Escalade, o SUV entrega afagos dignos da reputação da marca, sempre reverenciada como paladina de luxo e tecnologia: sensores de alerta de colisão, com frenagem de emergência automática, câmeras 360° com visão noturna, controle de velocidade adaptativo, entre outros. As seis poltronas (afinal, não são meros assentos) abraçam os ocupantes, para que eles possam desfrutar de mimos como sistema de áudio da Bose com 14 alto-falantes, carregamento de celular sem fio, sistema touchscreen de entretenimento. Tudo conduzido por um motor V6 de 310 cavalos e um câmbio automático de 9 marchas.

Kia Telluride

2020 Kia Telluride utilitário esportivo
Foto: Kia/divulgação

A versão da Kia para o Hyundai Palisade (a Kia foi comprada pela Hyundai em 1998 e desde então compartilham projetos) é apresentada em Detroit, e a montadora se esforça para mostrar a versatilidade do modelo. Até uma pequena pista off-road foi montada no stand da marca. O maior veículo já feito pela montadora (que se orgulha de dizer que o modelo foi projetado e será produzido nos EUA) usará um motor V6 com 291 cavalos. Para os oito ocupantes, confortos comuns à categoria: sistema multimídia e sistema de áudio com 10 alto-falantes da Harman Kardon e carregador sem fio de celular.

Conheça as picapes que devem chegar ao mercado em 2019