Diversos

USP estuda criação de nova tabela do frete, diz ministro da Infraestrutura

A afirmação foi feita durante o anúncio da Operação Radar, que é uma estratégia integrada entre ministérios para o escoamento da safra 2018/2019

caminhões na estrada
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o governo federal, está estudando a criação de uma nova tabela do frete. A afirmação foi feita nesta quarta-feira, dia 30, durante o anúncio da Operação Radar, que é uma estratégia integrada entre ministérios para o escoamento da safra 2018/2019.

Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a instituição de ensino está tentando criar um mecanismo de preços mínimos do frete que seja aceito por todos.

“Estamos trabalhando intensamente com a Universidade de São Paulo em uma nova referência que elimine determinadas distorções e que torne este assunto cada vez menos importante, ou seja, uma tabela que seja aceita por todos, a gente vai tentar construir um consenso”, afirmou.

Além disso, Freitas informou ainda que o governo avalia medidas sobre o transporte rodoviário. “(Estamos avaliando) uma série de medidas que vão incentivar o cooperativismo, tentar eliminar intermediários no processo de transporte que acabam eliminando a renda e as compras coletivas que podem melhorar a situação dos caminhoneiros”, disse.

Fim do subsídio ao diesel

O ministro fez uma boa avaliação sobre o fim do subsídio ao diesel, medida que concedida pelo ex-presidente Michel Temer para acabar com a greve dos caminhoneiros, em maio de 2018.

“Sobrevivemos bem a retirada do subsídio do diesel. Houve uma redução do preço do petróleo no mercado internacional e o fator câmbio também ajudou. De maneira que temos o preço de referência praticamente igual o de comercialização sem subsídio.”

AGU quer acabar com interpretações diferentes sobre a tabela do frete