USDA eleva estimativa de processamento de cana no Brasil

Número representa aumento de 2% sobre previsão anterior; embarques de açúcar devem ficar próximos dos da safra anterior

O adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no Brasil elevou sua estimativa de processamento de cana-de-açúcar no país em 2015/2016 para 659 milhões de toneladas, incremento de 2% na comparação com a projeção anterior.

Segundo relatório, a revisão se deve ao “volume de chuvas acima da média no Centro-Sul do País, especialmente entre os meses de fevereiro, março, maio e julho, que favoreceram o desenvolvimento das plantações. A temporada foi iniciada oficialmente em abril.

O governo norte-americano manteve projeção de área plantada com cana em 9,9 milhões de hectares nesta temporada e área colhida de 9,45 milhões de hectares.

A quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) foi projetada em 133,46 quilos por tonelada de cana-de-açúcar, 2,26 kg/t abaixo do observado em 2014/2015.

O USDA avalia que a queda se deve às chuvas acima da média no período de colheita. Segundo o governo norte-americano, 40,6% da matéria-prima será destinada à produção de açúcar, abaixo dos 43,5% na safra passada.

“Essa é uma consequência direta da maior demanda por etanol no mercado doméstico, em virtude do aumento da porcentagem de etanol misturado à gasolina para 27% e da alta dos impostos sobre a gasolina, que torna o etanol mais competitivo”, afirmou o USDA.

Além disso, os preços do açúcar, pressionados há cinco anos pelos amplos estoques da commodity, reduziram os incentivos à produção do alimento.

A produção de açúcar foi estimada em 35 milhões de toneladas, 1 milhão de toneladas abaixo da projeção anterior. Para o Centro-Sul, principal região produtora, o USDA projeta o esmagamento de 600 milhões de toneladas, acima das 590 milhões de toneladas da estimativa de maio.

No entanto, o relatório aponta que 25 milhões de toneladas de cana-de-açúcar serão deixadas no campo e devem ser colhidas apenas na temporada 2016/2017.

No Norte/Nordeste, o USDA espera moagem de 59 milhões de toneladas, 1 milhão de toneladas acima da previsão anterior. O número representa queda de 2,1 milhões de toneladas ante a safra passada. 

Exportação 

O adido do USDA projetou os embarques de açúcar pelo Brasil na temporada 2015/2016 em 23,75 milhões de toneladas, volume praticamente em linha com o observado em 2014/2015, quando foram exportadas 23,95 milhões de toneladas de açúcar.

Do total previsto para a safra atual, a expectativa é de exportação de 18,95 milhões de toneladas de açúcar demerara e 4,8 milhões de toneladas de açúcar refinado.