União Européia voltará a importar carne de São Paulo e Paraná

Decisão foi comunicada ao Ministério da AgriculturaParaná e São Paulo voltarão a exportar carne para a União Européia. Foi o que comunicou o órgão responsável pela saúda animal no bloco à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, como conseqüência do reconhecimento dos dois estados como livres de febre aftosa com vacinação. A decisão será publicada em julho, conforme divulgou o Ministério nesta segunda-feira, dia 30.

O passo seguinte é iniciar as auditorias em propriedades de criação de bovinos dos dois Estados que estão incluídas no Sistema de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos. Estabelecimentos aprovados serão recomendados à União Européia e estarão habilitadas depois da publicação no Diário Oficial europeu.

De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, o Estado de Mato Grosso do Sul deverá ser reconhecido como área livre de febre aftosa com vacinação até o fim de julho. Depois disso, o Ministério da Agricultura vai pedir a liberação do mercado europeu também para o Estado.