Uberaba sediará congresso mundial de brahman em 2010

Evento será realizado na segunda quinzena de outubro do ano que vemA Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e o consórcio Brazilian Cattle Genetics estão empenhados em fazer do encontro, que acontecerá em outubro de 2010, um marco para a raça brahman e para a pecuária brasileira.

? É impressionante como o comitê organizador está empenhado em fazer o melhor. A aliança formada por ACBB, ABCZ e pelo Brazilian Cattle está dando mostras de que esse evento já é um sucesso pela dedicação e pelo comprometimento de todos para com cada detalhe ? afirma Lydio Cosac de Faria, diretor executivo do comitê.

O congresso, que traz o tema “Brahman sem fronteiras”, será realizado na segunda quinzena de outubro (a partir do dia 18), no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e contará com mostra de cerca de mil animais. Também abrangerá dois leilões de alta qualidade, sendo um de material genético e o outro de animais. A programação ainda inclui palestras que já estão sendo organizadas.

Segundo Lydio, a expectativa é de que o site oficial esteja na internet no mês de agosto, onde poderão ser feitas as inscrições dos participantes.

Cerca de 400 estrangeiros são aguardados para participar do evento. Os visitantes internacionais ainda conhecerão propriedades onde a raça é criada na região, além de centrais de inseminação artificial. A divulgação do congresso será ampla em mídias nacionais e, principalmente, internacionais.

O consórcio Brazilian Cattle Genetics, que participa de inúmeras feiras em todo o mundo, fará convite aos criadores estrangeiros nos próximos eventos que participar. A Colômbia será o primeiro país na agenda.

? O Brazilian Cattle estará presente durante a Agroexpo Bogotá (de 16 a 26 de julho), assim como a ACBB. Faremos a divulgação do Congresso explicando a importância desse encontro e difundindo o potencial da raça que hoje está próxima a um milhão de cabeças no Brasil, com apenas 16 anos de criação no país ? explica o diretor executivo.

O brahman já conta, segundo Lydio Cosac, com cerca de 140 mil registros de animais puros, sendo a terceira raça, em nível mundial, em número de registro de nascimentos, içando atrás apenas da Colômbia e da Austrália.