Ubabef destaca América Latina como protagonista no fornecimento mundial de alimentos

Entidade participa de workshop que tem o objetivo de coordenar ações de resposta a focos de doenças animais no continenteO diretor de mercados da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Ricardo Santin, destacou a América Latina como o grande fornecedor de alimentos para a população mundial. Ele participou nessa segunda, dia 31, do workshop "Resposta Emergencial a Doenças Avícolas na América do Sul", realizado em Cananéia, São Paulo.

Santin destacou a produção avícola nas Américas e os grandes desafios que o setor terá nos próximos anos, que será o de atender à demanda alimentar dos cinco continentes, de forma sustentável.  

? No dia em que o mundo atingiu sete bilhões de habitantes, ressaltamos que a América Latina, juntamente com os Estados Unidos, detentora de abundante oferta de água, terras e condições climáticas, tem condições de produzir e fornecer alimentos para essa população, que deverá atingir nove bilhões até 2050.  Hoje já somos protagonistas neste cenário, ofertando alimentos seguros, com os melhores níveis de sustentabilidade e as menores taxas de intervenção no meio ambiente do planeta ? afirmou.

O workshop objetiva coordenar ações de resposta a focos de doenças animais no continente sul-americano, por meio do estudo de caso da influenza aviária.  A intenção é aprimorar a comunicação e o planejamento dos países fronteiriços e dentro do próprio país, especialmente em situações de crise sanitária.

Participam do encontro técnicos e representantes da produção avícola de Brasil, Equador, Bolívia, Chile, Suriname, Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Peru, Guiana Francesa e Estados Unidos.  A programação de palestras segue até o dia 4 de novembro.