Tudo o que você precisa saber antes de fazer uma construção rural

Cartilha do Senar-SP mostra os passos necessários para uma obra segura e saudável

Pixabay

Você quer fazer alguma benfeitoria ou construir uma casa na área rural? Então saiba quais são alguns dos cuidados necessários para uma obra segura, dentro da legislação e saudável. Afinal, o saneamento básico e a higiene têm tudo a ver com a sua saúde e de sua família.

 

  • Terreno : procure construir em solo seco de natureza rochosa ou argilosa. Os terrenos aterrados e úmidos causam infiltrações permanentes. Atenção: é proibida construções em área de preservação permanente (APPs)

 

  • Distância: para evitar poluição ambiental e contaminações, fique atento ao distanciamento mínimo da casa em relação:

à estrada: 30 m

às cercas elétrica: 10 m

do galinheiro: 20 a 50 m

galpão de máquinas: 20 a 40 m

do estábulo: 50 a 100 m

da composteira: 200m

da fossa: 10 a 15 m

do chiqueiro: 50 a 150 m

 

  • Composteira : atenção para instalação da composteira para evitar odores, insetos e roedores. A recomendação é posicioná-la próxima às instalações dos animais e em posição contrária dos ventos.

 

  • Ventos: falando em ventos, a orientação é identificar a posição dos ventos predominantes em sua região para evitar odores indesejáveis. Evite construir os banheiros e a cozinha do lado dos ventos mais fortes.
  • Sol: divida a casa em três setores de uso, ou seja, se uso noturno, diurno e os de uso noturno e diurno. De maneira geral, recomenda-se que os dormitórios, destinados para o uso noturno, recebam o sol da manhã (leste), mas em regiões de clima frio a recomendação é inversa, posicioná-los  para o sol poente (oeste). A cozinha e a sala podem ficar do lado do sol poente e os corredores, banheiros e despensa não precisam de orientação específica.
  • Água : a captação de água deve ser feita, preferencialmente, de mananciais que nasça na fazenda. Verifique a sua nascente e garanta que o curso d’água passe por áreas livres, longe de contaminações de currais, chiqueiros e cultivos convencionais.   

 

  • Esgoto : para evitar poluição e a contaminação de rios e lagos, é preciso construir um sistema de tratamento de esgoto sanitário. O mais recomendado é a fossa séptica, que canaliza o esgoto diretamente dos vasos sanitários para um sistema de três caixas d’água ligadas entre si e que não tenha contato do esgoto com o solo, córrego ou rio.

 

  • Lixo : assim como nas cidades, o lixo representa uma grave ameaça à saúde humana, animal, vegetal e ao meio ambiente. Quando não há uma coleta, a recomendação é o reaproveitamento e o uso de composteiras. A compostagem é um processo fermentativo da matéria de origem orgânica, por isso é recomendado que 50% do total dos resíduos da composteira seja de matéria orgânica seca. Os materiais inorgânicos, como terra, a água, o ar, os calcários, ajudam na fermentação.  De acordo com a legislação brasileira, é proibida a utilização de fezes de cães, gatos e humanos na compostagem. Atenção: o material da compostagem só estará pronto para uso após 90 dias.

 

Obs.: As informações acima estão na cartilha “Saneamento Básico no Meio Rural, Infraestrutura e Educação Ambiental” da Federação de Agricultura de São Paulo e do Sernar-SP. A ação Saúde no Campo é uma iniciativa do projeto Família Nação Agro, uma parceria do Senar-SP com o Canal Rural.