Diversos

Trump quer que China faça mais concessões para fechar acordo comercial

Washington quer que Pequim adote medidas estruturais abrangentes, como a proteção dos direitos de propriedade intelectual; os países trabalham para fechar a primeira fase de um entendimento mútuo

Donald Trump, EUA, Estados Unidos
Segundo a imprensa dos Estados Unidos, a guerra comercial com a China não deve ser solução até o fim deste ano – Foto: Isac Nóbrega

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu que a China faça mais concessões para que as duas maiores economias do mundo concluam a primeira fase de um acordo comercial. Segundo a imprensa norte-americana, a guerra comercial não deve ser solução até o fim deste ano.

“A China deseja fechar um acordo comercial muito mais do que eu. Não acho que os chineses estejam atingindo o nível que quero”, disse Trump nesta quarta-feira, 20.

Órgãos de imprensa dos Estados Unidos informaram que Washington quer que Pequim adote medidas estruturais abrangentes, como, por exemplo, proteção dos direitos de propriedade intelectual, antes de concordar com o pedido do lado chinês para a redução de algumas tarifas. A notícia fez com que os preços das ações em Tóquio reagissem fortemente.

Nesta quinta, 21, o índice Nikkei chegou a cair 1,8% em determinado momento por causa de crescentes preocupações comerciais.

Nova call to action