Tratores autônomos chegam aos vinhedos

New Holland fez parceria com empresa americana para avaliar desempenho de máquina sem piloto na produção de uva e mostrar que sistema é aplicável a equipamentos de todo porte

Fonte: New Holland/divulgação

A New Holland fez uma parceria com uma vinícola da Califórnia, nos Estados Unidos, para testar em vinhedos sua tecnologia de tratores autônomos, isto é, que funcionam sem piloto. O objetivo é avaliar os resultados agronômicos e de operação da tecnologia no dia a dia da produção de uvas.

A marca estreou seu sistema autônomo em 2016, na feira agropecuária norte-americana Farm Progress Show. Até o momento, fez uma apresentação prévia nas linhas de tratores T7 Heavy Duty e T8, para ilustrar possíveis aplicações de colheita em fileira. Com o novo programa, a New Holland quer mostrar que a tecnologia é aplicável a toda a gama de tratores da marca, desde aqueles de alta potência para colheita em fileira até suas linhas especializadas.

O programa-piloto em vinhedos está sendo realizado numa área da E. & J. Gallo Winery, que é tida como maior vinícola familiar do mundo, de acordo com a New Holland. Os tratores utilizados no experimento são unidades do modelo T4.110F equipados com a tecnologia autônoma NHDrive. 

“Atualmente ajudamos nossos clientes a cultivar de forma mais eficiente e rentável, e a se prepararem para as mudanças das suas necessidades. Acreditamos que as operações especializadas e, em particular, as do meio vitivinícola, poderiam se beneficiar significativamente com a introdução de tecnologia autônoma, em termos de produtividade e sustentabilidade”, diz o presidente da New Holland Agriculture, Carlo Lambro.

O programa-piloto se concentra em uma gama completa de tarefas de manutenção de vinhedos e de produção de colheita. São aplicações frequentemente repetitivas, diz a fabricante, e representam uma grande variedade de atividades realizadas também em outros culturas agrícolas.

Os dados obtidos no experimento serão utilizados no programa de veículos autônomos da companhia. A pesquisa nessa área estaria gerando ferramentas que já estãos disponíveis aos clientes, diz a New Holland. Esse seria o caso do sistema IntelliTurn, que automatiza totalmente a curva no final da fileira com o toque de um botão e ajuda os agricultores a terem maior eficiência nas operações de campo.[

Vantagens

De acordo com a empresa, a operação autônoma tem um papel fundamental a ser desempenhado na melhoria da sustentabilidade dos negócios. Isso resultaria em um uso mais eficiente dos recursos por meio de maior precisão e repetitividade das atividades, além de uma produtividade uniforme ao longo do dia de trabalho. 

A New Holland também aponta o aumento da eficiência dos operadores durante a operação assistida, pois tornar algumas das operações básicas autônomas permitiria que eles se concentrem em tarefas importantes que exigem maiores habilidades. Outro benefício seria o aprimoramento do trabalho por meio da automação de funções repetitivas.