Trading de grãos encerrará atividades no Brasil

Mesmo após receber aporte de companhia chinesa, a empresa não conseguiu se estabilizar diante da forte concorrência; saiba se isso impacta o mercado brasileiro

Fonte: Canal Rural

A Multigrain, trading de grãos que pertence à companhia japonesa Mitsui, decidiu encerrar sua operação no Brasil. “Cumpriremos plenamente todos os contratos ainda pendentes com vossa senhoria antes do encerramento das atividades”, informa o CEO da empresa, Kaku Yoshisato, em comunicado enviado a clientes e parceiros de negócios nesta terça, dia 8.

Os números da empresa vinham apresentando sérios problemas há pelo menos quatro anos. A justificativa apresentada para os prejuízos foi o súbito aumento de concorrentes no mercado, o que comprometeu a rentabilidade da operação no país.

“Eles compravam soja aqui para vender para a China, mas depois da entrada da Cofco (outra empresa chinesa) perderam um pouco a função e desistiram”, explica o analista de mercado Liones Severo.

Na apresentação de resultados globais do terceiro trimestre do ano passado, a Mitsui anunciou que destinaria 30,4 bilhões de ienes, quase 290 milhões de dólares na época, como aporte para a empresa. Mas, pelo visto, a situação não pôde ser revertida.

De acordo com Severo, o fechamento da Multigrain não trará nenhum impacto para o mercado brasileiro. “Eles já vinham reduzindo a atividade”, pontua.