Trabalhos de preservação do Brasil são destaques da ExpoZaragoza

Avanços na preservação e recuperação da água tem destaque na exposição mundial que começa neste sábadoÁgua e Desenvolvimento Sustentável é o tema central da edição deste ano da ExpoZaragoza, que reúne as experiências de 107 países e 19 comunidades autônomas. Até o dia 14 de setembro, serão realizados eventos dedicados a expor e discutir a questão. No "Dia do Brasil" (15 de junho), a programação estará voltada para o país e, além de debater experiências inovadoras na área de recursos hídricos, os brasileiros mostrarão um pouco da sua diversidade cultural, com shows e apresentação de grupos folcló

Na agenda cultural da exposição do Dia do Brasil, Gilberto Gil ? em show com a participação de Gal Costa, Maria Rita e Margareth Menezes ?, Antônio Nóbrega e Boi de Parintins.

No estande de 271 metros quadrados ? localizado no Pavilhão América Latina, cujo tema será “Sob a Chuva, Florestas Tropicais e Bosques de Clima Temperado” ? o visitante conhecerá bacias hidrográficas brasileiras como a do Amazonas, do Prata e do São Francisco, além das 12 regiões hidrográficas contempladas pelo Plano Nacional de Recursos Hídricos.

O Brasil participará de 27 eventos na “Tribuna da Água”, o espaço nobre destinado aos debates centrais sobre o tema da exposição. Em agosto, os especialistas brasileiros ocuparão três dias (11, 12 e 13) da programação da tribuna para apresentar experiências bem-sucedidas como a gestão participativa de recursos hídricos; o uso da água para produção de alimentos, para o auto-consumo e no combate à seca; o planejamento hidroenergético voltado para o desenvolvimento sustentável; e inovações em agricultura.

A Exposição Internacional, a Expo, é realizada a cada cinco anos em um país diferente. A edição anterior foi realizada em 2005, na cidade de Aichi, no Japão. A próxima, em 2013 será em Xangai, na China.