RS: trabalhos se intensificam e colheita do arroz atinge 75% da área

Segundo a Emater, o preço médio pago ao produtor foi de R$ 34,57 pela saca durante a semana

Fonte: Pexel

Os trabalhos de colheita das lavouras de arroz se intensificaram nos últimos dias, principalmente na região da fronteira oeste, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS). Em Maçambara, Manoel Viana, Itaqui, Itacurubi, São Borja e Uruguaiana a colheita se aproxima da finalização, ultrapassando os 90% da área.

A qualidade dos grãos colhidos é considerada boa, sem maiores defeitos ou impurezas, e a produtividade média para esta região gira ao redor dos 8 mil quilos por hectare.

Já em Dom Pedrito, na região da campanha, a safra 2017/2018 deverá contabilizar redução na produtividade se comparada à safra passada. Dificuldades no estabelecimento das lavouras e mesmo durante o ciclo, como altas taxas de evapotranspiração e algumas ocorrências de granizo, devem reduzir o potencial produtivo de algumas lavouras do município.

Em termos gerais, os trabalhos também se encaminham para o final no estado, restando apenas 25% da área a ser colhida (cerca de 260 mil hectares). Caso se confirme os prognósticos da meteorologia para os próximos dias com pouca chuva, essa área deverá ser concluída rapidamente. O preço médio pago ao produtor pela saca de 50 quilos durante a semana foi de R$ 34,57.