Terminal de etanol da Copersucar deve operar no segundo semestre do ano

Companhia terá capacidade para armazenar 180 milhões de litros do produto em sua primeira fase de operaçãoO terminal de etanol da Copersucar, em Paulínia (SP), entrou em fase final de obras e deve iniciar suas operações no segundo semestre de 2014. Iniciada em 2012, a instalação da companhia, maior trading de açúcar e etanol do mundo, recebeu investimento de R$ 150 milhões e terá capacidade para armazenar 180 milhões de litros do produto em sua primeira fase de operação, que terá 10 tanques. Na segunda etapa, permitirá armazenagem de 360 milhões de litros.

 Leia mais notícias sobre o setor

Em nota, a empresa destaca que, na segunda fase, será possível operar os sistemas rodoviário e dutoviário de maneira intermodal. Isso porque a estrutura será integrada aos dutos da Logum, empresa da qual a Copersucar é uma das sócias, com participação de 20%, e ao sistema da Replan, da Petrobras. De acordo com a companhia, a próxima etapa do projeto é justamente a instalação de um duto de interligação, de 1,9 km, entre o terminal da Copersucar e o etanolduto da Logum, que aguarda aprovação da Câmara Municipal de Paulínia para o início de sua instalação.

• Copersucar deve encerrar safra 2013/2014 com exportação 11% maior

O terminal da Copersucar foi erguido em uma área de 356 mil metros quadrados pertencente à própria empresa e faz parte do plano de investimentos da companhia, que está aplicando R$ 2 bilhões em logística no período entre 2011 e 2015. A expectativa é de que, na primeira fase de operação, sejam movimentados 2,3 bilhões de litros de etanol por safra, o equivalente a 50% de todo etanol comercializado pela Copersucar na safra 2013/2014, de 4,9 bilhões de litros.

Agência Estado