Diversos

Tereza Cristina: 'Brasil não precisa se preocupar com leite e arroz do Mercosul'

Ministra defendeu que bloco sul-americano foque no novo acordo entre Mercosul e União Europeia, ao invés de se preocupar com entrada de produtos de países vizinhos

Nesta quarta-feira, dia 17, a ministra Tereza Cristina, acompanhada do secretário-executivo, Marcos Montes, deu as boas-vindas aos representantes de delegações estrangeiras para a Reunião de Vice-Ministros de Agricultura do Brics. Durante o encontro, Tereza deu algumas declarações sobre o acordo do Mercosul com a União Europeia.

Para a ministra, com o Brasil assumindo a presidência temporária do bloco, diversos assuntos do acordo poderão ter continuidade, além da apresentação de novas propostas. “Tem o acordo Mercosul União Europeia que precisa ser dado prosseguimento de como isso vai se dar nesses próximos, até que se passe pelos parlamentos e outros assuntos muito importantes do bloco. O país assumindo teremos assuntos que vamos colocar à mesa, com nossos parceiros do Mercosul, e tenho certeza que agora as coisas caminharão”, afirma.

Segundo ela, o Brasil  possui um ótimo clima de discussão, mas com alguns problemas no agronegócio. “Temos alguns problemas entre nós, que nos afetam e que nós temos que trabalhar uma nova maneira de ganhar novos mercados em vez de estarmos aqui, preocupados com o leite que vem da Argentina e o arroz que vem do Uruguai e do Paraguai”, disse a ministra.