Tempo

Previsão: saiba como fica o tempo nos próximos dias

Após fim de semana com tempo firme, chuva retorna ao Sul. Enquanto isso, na região central do país, temporais não dão trégua. Confira os mapas preparados pela Somar Meteorologia!

Foto: Francielle Bertolacini/ Arquivo pessoal

Sul

O tempo firme predomina em toda a região Sul, com sol entre poucas nuvens, incluindo o litoral catarinense e paranaense. A influência de uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens carregadas. Porém, há mudanças no tempo na região.

Com a aproximação de mais uma frente fria, as temperaturas aumentam e a sensação de frio diminui, especialmente no Rio Grande do Sul. O sistema frontal avança ao longo do dia e a partir do fim da tarde, a chuva retorna em áreas do centro e sul gaúcho, mas ainda em forma de pancadas rápidas.

Na terça-feira, o tempo volta a ficar mais instável e a chuva retorna em todo o Sul. Na maior parte da região, a chuva ocorre em forma de pancadas rápidas já durante a primeira metade do dia. A partir da tarde, a chuva ganha força e não se descarta o risco para temporais no oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná.

Enquanto isso, no extremo sul do Rio Grande do Sul, as instabilidades perdem força e o tempo volta a ficar firme, porém com muita variação de nebulosidade.

Conforme o sistema avança, as temperaturas seguem em elevação em áreas de Santa Catarina e Paraná, mas em contrapartida, voltam a cair no Rio Grande do Sul.

Tendência

A expectativa é que nos próximos dias, as instabilidades percam força no Rio Grande do Sul conforme uma nova massa de ar seco avança.  No entanto, entre Santa Catarina e Paraná, a chuva persiste em forma de pancadas acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas.

Sudeste

Com o avanço de uma massa de ar seco, a segunda-feira começa com tempo firme na maior parte do Sudeste. A chuva dá trégua nas áreas costeiras dos estados paulista e fluminense. O tempo é instável apenas no interior paulista e Triângulo Mineiro, com pancadas rápidas e sem grande intensidade.

Porém, o tempo volta a ficar instável na terça-feira, dia 23, devido ao avanço de uma frente fria que organiza nuvens mais carregadas especialmente sobre o estado de São Paulo, onde a chuva retorna de forma generalizada.

Aproximação de um sistema frontal faz com que as temperaturas aumentem, o que pode favorecer temporais especialmente no oeste paulista.

Ao longo do dia, o tempo fica instável e a chuva ocorre também no sul e Triângulo Mineiro, mas em forma de pancadas rápidas.  Já nas demais áreas do Sudeste, o tempo firme predomina ainda sob a influência de uma massa de ar seco.

Tendência

Nos próximos dias, as instabilidades continuam se espalhando pelo Sudeste. Há potencial para novos temporais durante a quarta-feira, 24, entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Centro-Oeste

Na segunda-feira ainda chove sobre a maior parte da região Centro-Oeste. Em áreas de Goiás e Mato Grosso, a chuva ocorre em forma de pancadas mais intensas e acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas. Já nas áreas mais ao sul de Mato Grosso do Sul, o tempo firme segue predominando devido ao ar mais seco.

Já na terça-feira, novas áreas de instabilidades se aproximam e a chuva retorna em toda a região Centro-Oeste. Uma frente fria avança e aumenta as instabilidades pelo interior do continente. Além da chuva retornar ao sul de Mato Grosso do Sul, as pancadas acontecem de forma intensa e com potencial para temporais com queda de granizo.

Entre Goiás e Mato Grosso, a chuva ainda é volumosa e acompanhada por descargas elétricas.

Tendência

O tempo continua instável nos próximos dias e a chuva persiste de forma generalizada na região, ainda com potencial para temporais, especialmente em áreas do Mato Grosso do Sul.

Nordeste

As instabilidades perdem força na segunda-feira e o tempo firme volta a predominar sobre a maior parte da região. A atuação de ar mais seco inibe a formação de nuvens carregadas.

A Somar Meteorologia indica que existe previsão de chuva apenas em áreas do litoral e oeste da Bahia, além do sul do Piauí e do Maranhão. As pancadas são rápidas e sem grandes acumulados.

Na terça-feira, as instabilidades seguem perdendo força e o tempo firme predomina sobre praticamente toda a região, com sol entre poucas nuvens e muito calor. A chuva ocorre apenas em áreas costeiras entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, mas são pancadas isoladas e sem grandes acumulados.

Tendência

O tempo firme segue predominando sobre praticamente todo o Nordeste, com exceção do litoral, onde pode chover fraco e pontual

Norte

Ainda chove sobre a maior parte da região Norte na segunda-feira. Em áreas de Rondônia, Acre, Amazonas e sul do Pará, a chuva ainda pode ser volumosa. Por outro lado, as instabilidades perdem intensidade e o risco para temporais diminui no Tocantins.

Na faixa norte do Pará e Amapá, o tempo firme segue predominando com sol entre poucas nuvens.

Na terça, a chuva segue sobre a maior parte da região Norte, ainda com acumulados expressivos entre Rondônia, Acre e Amazonas devido a combinação de calor e umidade da Amazônia, que acaba favorecendo a formação de nuvens carregadas.

O tempo firme segue predominando no norte do Pará e Amapá.

Tendência

As instabilidades persistem e ainda chove sobre a maior parte da região, mas dessa vez, o risco para temporais diminui.