Tempo

Prepare-se: tem previsão de granizo para vários pontos do Brasil

Ventos de até 50 quilômetros por hora devem atingir o Rio Grande do Sul e avançar para São Paulo e Mato Grosso no Sul, onde são esperadas ocorrências de granizo

granizo nas mãos
Previsão de granizo nos estados do Sul, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Foto: Pixabay

Nesta quarta-feira, 4, um corredor de umidade da Amazônia encontra uma área de baixa pressão atmosférica e organiza temporais novamente sobre a região Sul. As áreas mais atingidas serão o noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, e noroeste do Paraná. Há inclusive previsão de ventos de até 50 km/h em alguns pontos com chance para granizo. 

Na quinta-feira, 5, a frente fria rapidamente avança e atinge áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo também com chance para granizo. Há risco de transtornos, como alagamentos e ventos de mais de 55 km/h nos dois estados, o que pode comprometer parte das lavouras de grãos em fase mais avançada de desenvolvimento. 

No Sul, ainda vai chover forte no Paraná e no norte de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul a chuva se concentra na primeira parte do dia no norte e nordeste do estado. Por outro lado, uma massa de ar mais frio e seco avança pelo sul, centro e oeste do estado, derrubando novamente as temperaturas à noite. 

No fim de semana, a chuva diminui no Rio Grande do Sul, o que, por enquanto, não representa um problema. “A umidade do solo nas áreas de soja ainda está elevada. O que preocupa é que vários momentos em dezembro, os produtores gaúchos vão enfrentar janelas de tempo seco e isso vale para janeiro também, uma fase bem crítica quando a soja vai precisar de mais umidade”, diz Amanda Souza, meteorologista da Somar.

Nova call to action