Diversos

Tecnologias sustentáveis foram aplicadas em 10 milhões de hectares

Segundo o Ministério da Agricultura, número considera apenas os projetos que usaram recursos oficiais do Programa Agricultura de Baixo Carbono

agricultores familiares trabalhando
Foto: Paulo Filgueiras/GERJ

Os recursos oficiais do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) já modificaram 10 milhões de hectares, com tecnologias agropecuárias sustentáveis, afirma o coordenador do programa no Ministério da Agricultura, Elvison Nunes Ramos. Os resultados foram apresentados durante a reunião do Comitê Diretor da Plataforma ABC, do qual Ramos é presidente substituto.

Os avanços podem ser ainda maiores. O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), por exemplo, foi implantado em 500 mil hectares. Mas, dados do setor privado mostram que o ILPF já atingiu cerca de sete milhões de hectares. “As tecnologias são tão boas que o produtor está adotando-as sem depender dos recursos oficiais”, explicou Ramos.

Segundo ele, está prevista a inserção de novas tecnologias no programa ABC. Atualmente seis linhas de ação orientam o programa: integração de pastagens degradadas, ILPF, sistema de plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas e tratamento de dejetos animais. O programa ABC foi criado há oito anos e recebeu mais de R$ 15 bilhões de investimentos.

Participaram da reunião do comitê representantes do governo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), universidades e entidades de produtores. Serão gerados dados para mostrar os resultados das mudanças de sistemas tradicionais de produção para outros sustentáveis, resilientes e mitigadores dos gases de efeito estufa.

A próxima reunião do comitê será realizada até o início de setembro. Os resultados da plataforma ABC deverão ser levados à conferência mundial sobre as mudanças climáticas (COP 24) que vai ocorrer de 3 a 14 de dezembro, na Polônia.