Tecnologia permite que produtor controle a lavoura e mude processos mesmo de longe

Climate FieldView é uma das atrações da feira Digital Agro que acontece no Paraná

Fonte: Bruna Essig/Canal Rural

Mais de 100 produtores brasileiros já utilizam a plataforma Climate FieldView em suas máquinas. A tecnologia de agricultura digital coleta dados de solo, plantio, pulverização e colheita. Os mapas da lavoura são acessíveis pelo celular, tablet ou computador, permitindo que o agricultor tome decisões à distância e altere processos. Basta, por exemplo, ligar ou mandar uma mensagem ao operador e dizer o que precisa ser alterado.

Os usuários da plataforma deram o feedback para empresa aperfeiçoar a tecnologia em relação às necessidades do Brasil. Entre os pedidos, estava o mapeamento sem necessidade de conexão com a internet – já que em muitas localidades o sinal é precário.

A tecnologia é uma das atrações da feira Digital Agro, que acontece no Paraná, entre 21 e 22 de setembro. Cada equipamento que for mapeado exige também um hardware, que é um pequeno equipamento que fica conectado à máquina. Ele coleta as informações que a máquina tem nos seus sensores e então transfere por bluetooth para o iPad que fica dentro da cabine.

O preço máximo da licença do software é de R$ 15 ao ano por hectare. Além disso, o produtor precisa investir no FieldView Drive, que custa R$ 980.