Técnico agrícola produz perfume a partir de cachaça em São Paulo

Ideia que surgiu a partir de um sonho se transforma em potencial fonte de ampla lucratividadeUma história curiosa deu origem a uma das mais recentes novidades do mercado da perfumaria. A partir de um sonho do técnico agrícola Ciro Protta, do município de Tatuí (SP), foram desenvolvidas fragrâncias à base de cachaça. Protta, que é especialista em apicultura e afirma não ser apreciador da bebida, conta como nasceu a ideia.

– Eu tive um sonho em que eu estava em uma poça de cachaça. Veio como uma visão. E eu comecei a cheirar o meu corpo. Aquele cheiro de cachaça não saía de jeito nenhum. E veio a formulação completa. Eu estava no Norte do país, era um domingo de manhã, e liguei para a minha farmacêutica e falei “prepara essa fórmula desse jeito” – revela.

Segundo o técnico, são duas fragrâncias masculinas e duas femininas. Ele explica que a cachaça envelhecida, além de dar um aroma diferenciado, age como fixador do perfume.

– Da maneira como nós incorporamos no perfume, ela deu um toque amadeirado em fragrâncias exclusivas. Mudou a fragrância que a fábrica nos produziu – diz.

Protta relata que negocia exportações do produto para China e Estados Unidos. O produto, cujas vendas atendem apenas o mercado interno atualmente, é desenvolvido em cor amarelada que, segundo ele, é a mais aceita no Exterior. E acrescenta que a cachaça usada na fórmula é produzida especialmente para o perfume.

O produtor da bebida feita a partir de cana-de-açúcar Luiz Carlos Ramos é o responsável pelo alambique que fornece a matéria-prima para Protta. De acordo com o profissional, que fabrica a bebida há 13 anos, a demanda para uma indústria de perfumes lhe provocou estranheza.

– Eu achava que não tinha como você fazer perfume de cachaça – comenta.

Entretanto, Ramos aceitou o desafio e fez testes até chegar ao ponto considerado ideal. Inicialmente, o ingrediente do perfume é produzido como a cachaça artesanal comum, fermentada e envelhecida em barris de carvalho. Depois, passa por um processo de maturação, que é o diferencial. Após verificar o resultado positivo, o produtor de cachaça passou a apostar no sucesso da parceria.

– Para mim, é um novo ramo, um novo filão que a gente espera que cada vez aumente mais. Sendo bom para ele, vai ser bom para mim também – complementa.