Diversos

Tabelamento dos fretes: ANTT realiza reuniões com entidades do agro

Encontros com entidade fazem parte do processo de consultas públicas aberto pela agência e que devem durar até o dia 3 de agosto

Foto: André Kasczeszen/APPA

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou nesta quinta-feira, dia 19, reuniões com entidades ligadas ao agronegócio, para tratar de tabelamento dos fretes.

Em reunião realizada pela manhã, a conversa foi com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Nenhum conteúdo debatido no encontro foi divulgado até o momento.

À tarde, a agência se reuniu com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Por meio de nota, a entidade disse que busca uma forma de não precisar obedecer os preços mínimos do frete. A Anda alega que o transporte de adubos ficaria inviável, já que o produto perdeu quase 8% do valor de mercado nos últimos 24 meses.

A ANTT também esteve em contato com representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A entidade divulgou nota informando que se colocou à disposição para encontrar mecanismos técnicos que resolvam a questão do piso mínimo.

A OCB afirmou também que montou um grupo de trabalho para construir proposta técnica em busca de uma solução equilibrada entre os setores de transportes e agropecuário, a ser apresentada à ANTT. No texto divulgado, diz ainda que a tabela atual tem gerado aumento dos custos de produção, afetando o preço dos alimentos.

Os encontros com entidades fazem parte de uma consulta pública aberta pela ANTT, para formulação do tabelamento do frete. Somente após o final da fase de consultas, no dia 3 de agosto, e após sanção presidencial é que a nova tabela deve ser divulgada.