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NOVAS REGRAS

Tabela do frete: ANTT publica novos preços mínimos

O texto revoga a primeira tabela, editada em 30 de maio do ano passado dentro do pacote negociado pelo governo federal com os caminhoneiros

18 de julho de 2019 às 10h01
Por Estadão Conteúdo
frete, estrada, rodovia, logística, caminhão, caminhoneiro, tabela do frete, greve

Foto: Agência IBGE Notícias

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 18, a Resolução 5.849/2019, que traz uma nova tabela com preços mínimos do frete rodoviário. O texto revoga a primeira tabela, editada em 30 de maio do ano passado dentro do pacote negociado pelo governo federal com os caminhoneiros para acabar com greve da categoria, que durou 11 dias no fim daquele mês.

A nova resolução já está valendo. O ato “estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos, referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas” e também fixa regras para fiscalização e para punição por descumprimento da tabela.

Segundo a ANTT, a elaboração da nova resolução contou com a participação de transportadores autônomos, empresas e cooperativas de transporte, contratantes de frete, embarcadores e diversos outros agentes da sociedade. Durante uma audiência pública foram recebidas aproximadamente 350 manifestações, que englobaram cerca de 500 contribuições específicas e que foram analisadas individualmente pela ANTT. Parte significativa dessas contribuições foram acatadas e serviram de subsídio para aprimoramento da proposta submetida à audiência pública.

“A nova resolução é resultado do primeiro ciclo regulatório do projeto entre a ANTT e a entidade sem fins lucrativos Esalq-Log/Fealq-USP, que será desenvolvido durante 21 meses, a contar de janeiro de 2019”, disse a entidade.

Para a primeira etapa do ciclo, foram realizados análise da metodologia da resolução ANTT nº 5.820/2018; análise de impacto regulatório; estudos sobre os diversos mercados de fretes; revisão da metodologia de custo operacional total (piso mínimo de frete); definição dos insumos que compõem os custos de transporte de cargas; pesquisa para ampla participação social e contribuições em indicadores operacionais do custo de transporte (questionário presencial e online); definição da metodologia de coleta de dados; e processo de participação e controle social (através de audiências públicas).

 

23 comentários

  1. Marcos em 18 de julho de 2019 às 10:45

    Só têm que se fazer cumprir a tabela quê é lei e têm multa para quem não cumpre então vamos multa

  2. Edivan da Silva em 18 de julho de 2019 às 10:46

    Não adianta reajustes na tabela frete se não esisti empresa alguma pagando o valor da tabela tem que esisti pô parte do governo federal uma fiscalização que resulte em alguns resultados pois a ANTT não está resolvendo nada infelizmente

  3. Antonio Carlos Daudt em 18 de julho de 2019 às 13:13

    Boa tarde trabalho agregado numa empresa e eles não pagam a tabela da ANTT o que eu faço

    • David em 19 de julho de 2019 às 16:13

      Muda de profissão…

  4. Vilmar Ferreira em 18 de julho de 2019 às 13:46

    Boa tarde,quero fazer um comentário sobre esta tabela de frete da ANTT,se não for atrelado ao ciot. Não vamos conseguir nada é a melhor maneira de fiscalizar a sonegação.

  5. Mauro Sérgio em 18 de julho de 2019 às 14:26

    fosse pra ficar do mesmo jeito não precisava fazer essa bosta de tabela

  6. Liberato em 18 de julho de 2019 às 16:33

    Se for está nova tabela de frete foi selada o fim do transporte no Brasil nem autônomo nem transportadora consiguirao pagar sua frota

  7. Gilson Cassiano Fávero em 18 de julho de 2019 às 16:58

    O matemático de merda que fez esta tabela deve ser embarcador, porque a calculadora só dá benefícios para eles, o motorista autônomo só se ferra cada vez mais. O ano passado antes da greve o preço do diesel era R$3,25 em média, agora em alguns lugares já tá R$4,00 ou mais, isso porque agora não tá incluso a diária e nem os pedágios que tem que negociar na hora agora, e muitos se negam em negociar pedágio. Agora vem um Zé Roela que se diz matemático e coloca o preço da tabela menor do que a 1ª tabela em 2018. Os grandes frotistas se mantém porque lavam dinheiro pra ficar em pé. Agora só rico pode ter seu próprio caminhão, pobre não tem o direito de dirigir e trabalhar com seu próprio caminhão e nunca mais vai poder, já que financiamento é só para os tubarões que nem precisam, os pobres que precisam não tem o direito de financiamento, e principalmente se for pessoa física. Desculpa aí o desabafo, mas é a realidade de um país que não dá oportunidade, ao contrário dos Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, Canadá, Alemanha…
    (Onde tá o Bolsonaro pra ver isso?)
    Agora acaba de vez o caminhoneiro autônomo pra dar lugar aos frotistas. Só não se esqueçam que quem levantou este país no século passado foi os caminhoneiros autônomos.

    • Vlad Martines em 19 de julho de 2019 às 08:59

      A empresa contratada para elaborar a nova tabela deveria ser imparcial, não esta que tem relações direta com o setor agrícola.
      Essa nova tabela reduziu drasticamente os valores da anterior e valerá até 2020.
      As audiências públicas que a ANTT promoveu só serviu para os embarcadores.

  8. Cláudio Alberico em 19 de julho de 2019 às 08:20

    Tem que haver uma fiscalização efetiva nas empresas transportadoras que repassam para os autônomos somente metade do valor do frete que eles recebem do contratante, essas empresas vcomem a m Starr do frete sem ter nenhum a despesa, as quais são assumidas pelo motorista autonomo, tem que ter também uma fiscalização com multas pesadas para aqueles que se submetem a fazer um frete abaixo da tabela, p rejudicando de forma exponencial a categoria

  9. Sergio leāo. Idf tranp em 19 de julho de 2019 às 09:01

    Se não houver fiscalização, no funciona.

  10. Flávio em 19 de julho de 2019 às 10:04

    Bom dia a todos!
    Concordo plenamente com o que o colega falou.
    Agora com essa tabela de merda nós autonomo acaba de cavar a couva, porque esse que se diz matematico que fez a tabela dagora tenhe que comprar um caminhão e ver se dar para mater o caminhão e suas despesas!
    Pra mim essa ANTT não serve de nada não fiscalizar e não faz cumprir nosso direito.
    Cader o nosso governo?????
    Esse projeto Pro-Caminhoneiro que so beneficia os empresarios?Que era pra ser ao contrário ou seja os autônomos!
    Infelizmente as leis no nosso País não funciona.
    Esse é meu desabafo Baiano.

  11. Ricardo Coelho em 19 de julho de 2019 às 11:53

    Sou produtor e trabalho com frete a anos.
    A pior coisa que fizeram foi tabelar o frete.
    Isso não existe.
    E muito simples.
    Acabar com agenciadores que é o que acaba com o frete e deixar o mercado trabalhar.
    A maioria das empresas grande tem agência.
    Os autónomos cai na tentação.
    E sempre frouxa quer voltar pra casa.
    E se tabelaram como querem ai e mais fácil os proprietários comprar caminhão.
    Então.

  12. moacir rodrigues em 19 de julho de 2019 às 15:05

    Não tenho caminhão e nem mercadorias para transportar, o que sei, numa economia global, tabela não é a solução, tem que ser livre mercado. Se está ruim pro caminhoneiro, está ruim pra todo mundo, é essa economia que não gira, toda emperrada, pouco serviço não só para os caminhoneiros, mas pra todo mundo. Isso só será resolvido com o crescimento econômico

  13. Junior em 19 de julho de 2019 às 17:40

    Palhaçada. palhaçada… palhaçada…. palhaçada….com os caminhoneiros que são bobos da corte…….

  14. Cleyton Alves de Souza em 21 de julho de 2019 às 18:36

    Infelizmente o autônomo perdeu outra vez onde vamos parar desse jeito a tabela está muito defasada ,não condiz com a realidade da estrada exemplo pneu óleo diesel estacionamento para dormir até banho pagamos têm que pegar um cara desses dias dá um caminhão pra ele viajar um mês pra então assim ele fazer a tabela
    Parece que somos a Alice no país das maravilhas.

  15. willer em 21 de julho de 2019 às 21:02

    esse ajuste é uma afronta, o coitado tem que trabalhar de graça? e onde fica op sustento da familia, fizeram uma tabalea referente aos custos, cade o lucro, o salário do camarada?,,,

    onde ja se viu carreta ls rodar 1700km e o preço do frete ser R$5.848,85 , isso é os custos para ir…e o salário do cara e o lucro do caminhão? frtete dessa distancia o minímo tinha que ser 9.000,00 isso para ida e volta, pq a volta o frete vai lah embaixo de 5 para baixo…

    vergonha esse governo arrependimento de ter votado …corja toda igual…. vamos para greve gerallllll

  16. Wheber Miranda Silva em 21 de julho de 2019 às 22:55

    Boa noite. Essa tabela e ruim .Mais o maior problema são os produtores. Temos que ser parceiros.
    Mais uma grande maioria são donos de transportadora. O governo não entrou em acordo como está dizendo nos noticiários. ia fazer casulo e apresentar.
    As grande transportadora e quem ganha. Muito. E os donos e gerentes vivem juntos.ai nossa luta fica impossível. Sem contar que também vivem juntos com políticos.

  17. Charles em 22 de julho de 2019 às 04:22

    Acho que uma nova greve põe as coisas no lugar né sr Bolsonaro , esquece essa desgraça de embaixada dos Estados unidos e começa a olhar pra quem te pos aí . Não se esqueça que sua economia está em nossas mãos e que uma semana de greve já será suficiente pra destruir seu governo , ou ganhamos todos ou não vai ganhar ninguém .

  18. Delton em 22 de julho de 2019 às 08:03

    Bom dia, seria melhor se vcs falasse o português mais claro, não querem mais autônomos nas estrada só frotista, não tem cabimento uma tabela desse modelo, vcs estão sem noção nenhuma, vai me desculpar, não sei qual é a intenção de vcs que elaboraram essa tabela com o preço do diesel que se encontra hj, pois vai ser o frete a troco de óleo diesel, o melhor a fazer é rever essa tabela, pois só quem tá saindo ganhando com isso é só os grandes.

  19. Lindário Bienow em 22 de julho de 2019 às 10:28

    Com esse massacre aos caminhoneiros Autônomos cade a CNTA que até agora não se manifestou. Gostaria de ver essa tabela ser publicada na linguagem para que todos pudessem entender, não alguns.

  20. Odilon em 22 de julho de 2019 às 16:46

    Vamos acabar c frete autônomo.
    Inves de pagar frete minimo compro meus camonhoes.
    Tabela e burrice.
    Oq vale e o livre comercio.
    Quem quiser cobrar mais barato q cobre.

  21. Klerysson em 26 de julho de 2019 às 20:12

    Faz arminha que passa!

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NOVAS REGRAS

Tabela do frete: ANTT publica novos preços mínimos

O texto revoga a primeira tabela, editada em 30 de maio do ano passado dentro do pacote negociado pelo governo federal com os caminhoneiros

18 de julho de 2019 às 10h01
Por Estadão Conteúdo
frete, estrada, rodovia, logística, caminhão, caminhoneiro, tabela do frete, greve

Foto: Agência IBGE Notícias

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 18, a Resolução 5.849/2019, que traz uma nova tabela com preços mínimos do frete rodoviário. O texto revoga a primeira tabela, editada em 30 de maio do ano passado dentro do pacote negociado pelo governo federal com os caminhoneiros para acabar com greve da categoria, que durou 11 dias no fim daquele mês.

A nova resolução já está valendo. O ato “estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos, referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas” e também fixa regras para fiscalização e para punição por descumprimento da tabela.

Segundo a ANTT, a elaboração da nova resolução contou com a participação de transportadores autônomos, empresas e cooperativas de transporte, contratantes de frete, embarcadores e diversos outros agentes da sociedade. Durante uma audiência pública foram recebidas aproximadamente 350 manifestações, que englobaram cerca de 500 contribuições específicas e que foram analisadas individualmente pela ANTT. Parte significativa dessas contribuições foram acatadas e serviram de subsídio para aprimoramento da proposta submetida à audiência pública.

“A nova resolução é resultado do primeiro ciclo regulatório do projeto entre a ANTT e a entidade sem fins lucrativos Esalq-Log/Fealq-USP, que será desenvolvido durante 21 meses, a contar de janeiro de 2019”, disse a entidade.

Para a primeira etapa do ciclo, foram realizados análise da metodologia da resolução ANTT nº 5.820/2018; análise de impacto regulatório; estudos sobre os diversos mercados de fretes; revisão da metodologia de custo operacional total (piso mínimo de frete); definição dos insumos que compõem os custos de transporte de cargas; pesquisa para ampla participação social e contribuições em indicadores operacionais do custo de transporte (questionário presencial e online); definição da metodologia de coleta de dados; e processo de participação e controle social (através de audiências públicas).

 

23 comentários

  1. Marcos em 18 de julho de 2019 às 10:45

    Só têm que se fazer cumprir a tabela quê é lei e têm multa para quem não cumpre então vamos multa

  2. Edivan da Silva em 18 de julho de 2019 às 10:46

    Não adianta reajustes na tabela frete se não esisti empresa alguma pagando o valor da tabela tem que esisti pô parte do governo federal uma fiscalização que resulte em alguns resultados pois a ANTT não está resolvendo nada infelizmente

  3. Antonio Carlos Daudt em 18 de julho de 2019 às 13:13

    Boa tarde trabalho agregado numa empresa e eles não pagam a tabela da ANTT o que eu faço

    • David em 19 de julho de 2019 às 16:13

      Muda de profissão…

  4. Vilmar Ferreira em 18 de julho de 2019 às 13:46

    Boa tarde,quero fazer um comentário sobre esta tabela de frete da ANTT,se não for atrelado ao ciot. Não vamos conseguir nada é a melhor maneira de fiscalizar a sonegação.

  5. Mauro Sérgio em 18 de julho de 2019 às 14:26

    fosse pra ficar do mesmo jeito não precisava fazer essa bosta de tabela

  6. Liberato em 18 de julho de 2019 às 16:33

    Se for está nova tabela de frete foi selada o fim do transporte no Brasil nem autônomo nem transportadora consiguirao pagar sua frota

  7. Gilson Cassiano Fávero em 18 de julho de 2019 às 16:58

    O matemático de merda que fez esta tabela deve ser embarcador, porque a calculadora só dá benefícios para eles, o motorista autônomo só se ferra cada vez mais. O ano passado antes da greve o preço do diesel era R$3,25 em média, agora em alguns lugares já tá R$4,00 ou mais, isso porque agora não tá incluso a diária e nem os pedágios que tem que negociar na hora agora, e muitos se negam em negociar pedágio. Agora vem um Zé Roela que se diz matemático e coloca o preço da tabela menor do que a 1ª tabela em 2018. Os grandes frotistas se mantém porque lavam dinheiro pra ficar em pé. Agora só rico pode ter seu próprio caminhão, pobre não tem o direito de dirigir e trabalhar com seu próprio caminhão e nunca mais vai poder, já que financiamento é só para os tubarões que nem precisam, os pobres que precisam não tem o direito de financiamento, e principalmente se for pessoa física. Desculpa aí o desabafo, mas é a realidade de um país que não dá oportunidade, ao contrário dos Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, Canadá, Alemanha…
    (Onde tá o Bolsonaro pra ver isso?)
    Agora acaba de vez o caminhoneiro autônomo pra dar lugar aos frotistas. Só não se esqueçam que quem levantou este país no século passado foi os caminhoneiros autônomos.

    • Vlad Martines em 19 de julho de 2019 às 08:59

      A empresa contratada para elaborar a nova tabela deveria ser imparcial, não esta que tem relações direta com o setor agrícola.
      Essa nova tabela reduziu drasticamente os valores da anterior e valerá até 2020.
      As audiências públicas que a ANTT promoveu só serviu para os embarcadores.

  8. Cláudio Alberico em 19 de julho de 2019 às 08:20

    Tem que haver uma fiscalização efetiva nas empresas transportadoras que repassam para os autônomos somente metade do valor do frete que eles recebem do contratante, essas empresas vcomem a m Starr do frete sem ter nenhum a despesa, as quais são assumidas pelo motorista autonomo, tem que ter também uma fiscalização com multas pesadas para aqueles que se submetem a fazer um frete abaixo da tabela, p rejudicando de forma exponencial a categoria

  9. Sergio leāo. Idf tranp em 19 de julho de 2019 às 09:01

    Se não houver fiscalização, no funciona.

  10. Flávio em 19 de julho de 2019 às 10:04

    Bom dia a todos!
    Concordo plenamente com o que o colega falou.
    Agora com essa tabela de merda nós autonomo acaba de cavar a couva, porque esse que se diz matematico que fez a tabela dagora tenhe que comprar um caminhão e ver se dar para mater o caminhão e suas despesas!
    Pra mim essa ANTT não serve de nada não fiscalizar e não faz cumprir nosso direito.
    Cader o nosso governo?????
    Esse projeto Pro-Caminhoneiro que so beneficia os empresarios?Que era pra ser ao contrário ou seja os autônomos!
    Infelizmente as leis no nosso País não funciona.
    Esse é meu desabafo Baiano.

  11. Ricardo Coelho em 19 de julho de 2019 às 11:53

    Sou produtor e trabalho com frete a anos.
    A pior coisa que fizeram foi tabelar o frete.
    Isso não existe.
    E muito simples.
    Acabar com agenciadores que é o que acaba com o frete e deixar o mercado trabalhar.
    A maioria das empresas grande tem agência.
    Os autónomos cai na tentação.
    E sempre frouxa quer voltar pra casa.
    E se tabelaram como querem ai e mais fácil os proprietários comprar caminhão.
    Então.

  12. moacir rodrigues em 19 de julho de 2019 às 15:05

    Não tenho caminhão e nem mercadorias para transportar, o que sei, numa economia global, tabela não é a solução, tem que ser livre mercado. Se está ruim pro caminhoneiro, está ruim pra todo mundo, é essa economia que não gira, toda emperrada, pouco serviço não só para os caminhoneiros, mas pra todo mundo. Isso só será resolvido com o crescimento econômico

  13. Junior em 19 de julho de 2019 às 17:40

    Palhaçada. palhaçada… palhaçada…. palhaçada….com os caminhoneiros que são bobos da corte…….

  14. Cleyton Alves de Souza em 21 de julho de 2019 às 18:36

    Infelizmente o autônomo perdeu outra vez onde vamos parar desse jeito a tabela está muito defasada ,não condiz com a realidade da estrada exemplo pneu óleo diesel estacionamento para dormir até banho pagamos têm que pegar um cara desses dias dá um caminhão pra ele viajar um mês pra então assim ele fazer a tabela
    Parece que somos a Alice no país das maravilhas.

  15. willer em 21 de julho de 2019 às 21:02

    esse ajuste é uma afronta, o coitado tem que trabalhar de graça? e onde fica op sustento da familia, fizeram uma tabalea referente aos custos, cade o lucro, o salário do camarada?,,,

    onde ja se viu carreta ls rodar 1700km e o preço do frete ser R$5.848,85 , isso é os custos para ir…e o salário do cara e o lucro do caminhão? frtete dessa distancia o minímo tinha que ser 9.000,00 isso para ida e volta, pq a volta o frete vai lah embaixo de 5 para baixo…

    vergonha esse governo arrependimento de ter votado …corja toda igual…. vamos para greve gerallllll

  16. Wheber Miranda Silva em 21 de julho de 2019 às 22:55

    Boa noite. Essa tabela e ruim .Mais o maior problema são os produtores. Temos que ser parceiros.
    Mais uma grande maioria são donos de transportadora. O governo não entrou em acordo como está dizendo nos noticiários. ia fazer casulo e apresentar.
    As grande transportadora e quem ganha. Muito. E os donos e gerentes vivem juntos.ai nossa luta fica impossível. Sem contar que também vivem juntos com políticos.

  17. Charles em 22 de julho de 2019 às 04:22

    Acho que uma nova greve põe as coisas no lugar né sr Bolsonaro , esquece essa desgraça de embaixada dos Estados unidos e começa a olhar pra quem te pos aí . Não se esqueça que sua economia está em nossas mãos e que uma semana de greve já será suficiente pra destruir seu governo , ou ganhamos todos ou não vai ganhar ninguém .

  18. Delton em 22 de julho de 2019 às 08:03

    Bom dia, seria melhor se vcs falasse o português mais claro, não querem mais autônomos nas estrada só frotista, não tem cabimento uma tabela desse modelo, vcs estão sem noção nenhuma, vai me desculpar, não sei qual é a intenção de vcs que elaboraram essa tabela com o preço do diesel que se encontra hj, pois vai ser o frete a troco de óleo diesel, o melhor a fazer é rever essa tabela, pois só quem tá saindo ganhando com isso é só os grandes.

  19. Lindário Bienow em 22 de julho de 2019 às 10:28

    Com esse massacre aos caminhoneiros Autônomos cade a CNTA que até agora não se manifestou. Gostaria de ver essa tabela ser publicada na linguagem para que todos pudessem entender, não alguns.

  20. Odilon em 22 de julho de 2019 às 16:46

    Vamos acabar c frete autônomo.
    Inves de pagar frete minimo compro meus camonhoes.
    Tabela e burrice.
    Oq vale e o livre comercio.
    Quem quiser cobrar mais barato q cobre.

  21. Klerysson em 26 de julho de 2019 às 20:12

    Faz arminha que passa!

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