Superintendência do Cade aprova operação que envolve a Basf e Bayer

Segundo o Cade, como resultado da alienação do negócio, a Basf exercerá controle exclusivo sobre todos os ativos do negócio

Fonte: Bayer/divulgação

A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições o ato de concentração envolvendo a Basf SE e Bayer Aktiengesellschaft. O despacho pela aprovação está publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 30.

Segundo informações disponibilizadas pelo Cade sobre o negócio, “a operação decorre de negociações com a Comissão Europeia e com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos relativas à aquisição da Monsanto Company pela Bayer, pelas quais a Bayer concordou em alienar o negócio desinvestido de sementes de hortaliças (bem como ativos adicionais) à Basf, além do remédio que a Bayer acordou com o Cade no contexto daquela operação”.

No último dia 5 de março, Basf e Bayer formalizaram uma carta de intenções em relação à aquisição do negócio desinvestido de sementes de hortaliças. Segundo o Cade, como resultado da alienação do negócio, a Basf exercerá controle exclusivo sobre todos os ativos do negócio.  

“Segundo as Requerentes, a alienação do Negócio Desinvestido de Sementes de Hortaliças permitirá à Bayer obter as aprovações antitruste necessárias à conclusão da operação de aquisição da Monsanto, bem como cumprir com a condição determinada pelo pacote de remédios imposto pelas autoridades de defesa da concorrências (Cade, Comissão Europeia e US DOJ)”, diz o parecer do Cade. A aquisição do Negócio Desinvestido de Sementes de Hortaliças possibilitará à Basf “preencher uma lacuna em seu portfólio, reforçando seu compromisso com a agricultura, inovação e crescimento no longo prazo”.