Agricultura

Estados do Sul e do Sudeste discutem integrar políticas públicas

Segundo o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, a intenção é fortalecer as ações de defesa sanitária animal e vegetal nos estados

Secretários do Sul e do Sudeste discutem integrar políticas públicas
Foto: Governo de São Paulo

Governadores de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro assinaram, no fim de semana, um protocolo de intenções para integrar as políticas públicas voltadas ao setor agropecuário. “As boas iniciativas precisam ser replicadas entre os estados, gerando benefícios diretos para o cidadão”, disse em nota o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés.

Ainda conforme o governo catarinense, na área da agricultura, a intenção é fortalecer as ações de defesa sanitária animal e vegetal nos estados integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), compartilhando informações técnicas e aprimorando os serviços prestados.

Os pontos que terão prioridade nesse primeiro momento serão defesa agropecuária, regulamentação da fiscalização e inspeção de produtos de origem animal e vegetal, pesquisa, inovação, assistência técnica, extensão rural, abastecimento e segurança alimentar, crédito rural e fundiário e regularização fundiária.

“Cada estado tem sua realidade e suas peculiaridades, porém há um elo entre todos nós que é a manutenção da saúde dos nossos rebanhos e lavouras. É importante que saibamos de que forma cada estado implementa a defesa agropecuária, número de barreiras, pontos fortes e fracos. Isso nos fortalece e traz mais eficiência para as ações de defesa e desenvolvimento rural, além de dar mais segurança para os produtores”, ressalta o secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa.

O aumento dos casos de peste suína africana na Ásia é uma preocupação. Para evitar a entrada da doença no Brasil, os secretários pedem o reforço nas ações de vigilância agropecuária em portos e aeroportos. “Queremos elaborar um documento solicitando melhorias nas ações de vigilância sanitária do Ministério da Agricultura e que essas melhorias constem nos editais de concessão dos portos e aeroportos”, afirma o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho.

A secretária da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, sugere ainda que o ministério crie uma Força Nacional Sanitária, um grupo especializado para atuar em emergências sanitárias.