Stephanes diz que meta do governo é manter apoio à comercialização de algodão

Setor espera manutenção do Pepro para a cadeia produtivaO ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse nesta quarta, dia 20, que a meta do governo para o setor de algodão é continuar a contribuir com a comercialização, especialmente em relação à safra do Estado de Mato Grosso. Ele participou de uma reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Algodão e Derivados, realizada em Brasília.

A expectativa dos produtores é que de o governo mantenha os investimentos no Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) do Algodão. De acordo com o presidente da Câmara Setorial, Sérgio De Marco, neste ano, foram alocados R$ 550 milhões e a meta é alcançar R$ 750 milhões em 2009.

Mercado

De acordo com o Ministério da Agricultura, a maioria dos Estados já colheu 80% do algodão da safra 2008/2009. Mato Grosso é responsável por 52% do mercado. A área de plantio é estimada em 468,5 milhões de hectares. Em relação às exportações, em 2001, o Brasil vendia para o mercado externo 10 mil toneladas do produto e hoje já alcança 520 mil toneladas. Os dados indicam que o Brasil é o quinto maior exportador mundial de algodão.