Soja: produção da safra sobe para 31,4 milhões de toneladas

Situação aumenta ainda mais a expectativa de safra cheia em 2017

Fonte: Luiz Henrique Magnante/Embrapa

Com grande parte das lavouras de soja mato-grossense já colhida até o início de março, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) atualizou o dado estadual da safra 2016/17. Na nova estimativa, foi mantida inalterada a área semeada, em 9,39 milhões de toneladas, com o incremento ocorrendo na produtividade, refletindo sobre a produção. 

Apesar de manter a área semeada inalterada, foi levantado o tamanho da área abandonada devido ao excesso de chuva nesta temporada, totalizando 37.483 mil hectares em Mato Grosso. 

Apesar disso, a nova produtividade da safra se elevou para 55,06 sacas por hectare, demonstrando a confirmação de boas condições climáticas em grande parte do estado durante o desenvolvimento das lavouras, o que representa a maior produtividade de soja já registrada. Com esta alteração, a produção da safra subiu para 31,04 milhões de toneladas, aumentando ainda mais a expectativa de safra cheia em 2017.

No mês de março, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária também realizou sua terceira estimativa para a safra 2016/17 de milho em Mato Grosso. Nesta nova previsão o Instituto apresenta novas expectativas tanto na área prevista a ser cultivada com o cereal quanto a sua produtividade a campo, o que alterou assim a estimativa de produção para o estado. 

Milho também tem estimativa aumentada 

Em relação à área destinada à cultura do milho, o Instituto prevê que 4,57milhões de hectares sejam semeados na segunda safra mato-grossense, aumentando assim em 150,26 mil hectares ante a sua última estimativa realizada no mês de novembro de 2016. 

Nesta nova safra, com as expectativas de melhores condições climáticas para o ano agrícola e o adiantamento da colheita da soja, deixou o produtor rural otimista quanto aumentar a área destinada para o cereal na segunda safra mato-grossense. Para se ter uma ideia, quando comparada esta nova safra com a safra anterior, já apresenta uma diferença positiva em 325,49 mil hectares, o que representa em um aumento de 7,67% de hectares a mais a ser cultivado na safra 2016/17.