Soja: colheita tem ritmo lento e atinge 2% em Rio Verde (GO)

De acordo com a Cooperativa Mista dos Produtores do Sudoeste Goiano (Comigo), os trabalhos devem evoluir em maior ritmo a partir do começo de fevereiro

Fonte: Banco de Imagens/GAM

A colheita de soja em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, iniciou nos últimos dias e avança em um ritmo lento, atingindo cerca de 2% da área cultivada de 340 mil hectares, segundo a Cooperativa Mista dos Produtores do Sudoeste Goiano (Comigo).

De acordo com o engenheiro-agrônomo Winícius Eduardo Lima Leão, o rendimento médio inicial das lavouras está em 3.600 quilos por hectare. “Choveu bem desde o início do ano, embora o clima esteja seco na região há 10 dias. Por enquanto a situação das lavouras está tranquila. Novas precipitações estão previstas a partir de quinta-feira na região”, comenta.

Ele informa que os trabalhos devem evoluir em maior ritmo a partir do começo de fevereiro, quando uma maior área deve estar pronta para a colheita. “No momento, cerca de 10% das lavouras estão em maturação e 90% em enchimento de grãos”, detalha.

O mais recente levantamento da consultoria Safras & Mercado estima uma área cultivada para o estado de Goiás de 3,640 milhões de hectares de soja na safra 2017/2018, alta de 7,6% ante os 3,384 milhões de hectares registrados na safra anterior. A produção de oleaginosa deverá atingir 11,952 milhões de toneladas, 3,8% acima das 11,515 milhões de toneladas colhidas na safra 2016/2017.