Soja: colheita em Mato Grosso está atrasada em relação a 2017

O alto volume de chuvas em grande parte do estado está prejudicando os trabalhos de campo

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

Na última semana a colheita da soja da safra 2017/2018 em Mato Grosso atingiu 3,3% do total da área estimada, aponta o relatório publicado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda, dia 22. O dado representa um atraso de 8,20 pontos percentuais frente aos 11,5% do mesmo período de 2017.

O atraso continua tendo como principal influência o alto volume pluviométrico em grande parte do estado, no entanto, para a próxima semana as previsões climáticas indicam redução nas chuvas, o que poderá favorecer o avanço da colheita no final de janeiro.

Em fevereiro, quando a colheita tradicionalmente se intensifica em Mato Grosso, os índices pluviométricos indicam uma significativa redução nas regiões centro-sul, médio-norte, noroeste, norte e, principalmente, oeste quando comparado ao ano anterior. Do outro lado, espera-se que a região sudeste possa apresentar um leve aumento nas chuvas frente ao volume acumulado em janeiro. De maneira geral, as previsões climáticas para fevereiro são animadoras, pois apontam volumes de chuvas significativamente menores ante os de 2017.