Soja: aumento na demanda e valorização do dólar sustentam preços do farelo

Na primeira metade do mês, a tonelada do farelo de soja ficou cotada, em média, em R$ 1.450,10 em São Paulo, sem o frete. Houve alta de 1,1% frente ao fechamento de agosto

farelo de soja
Foto: Julia Silva/Canal Rural

Os preços da soja em grão e do farelo  subiram na primeira quinzena de setembro. Segundo a Scot Consultoria, os preços foram sustentados pela valorização do dólar e a firme demanda da oleaginosa.

Na primeira metade do mês, a tonelada do farelo de soja ficou cotada, em média, em R$ 1.450,10 em São Paulo, sem o frete. Houve alta de 1,1% frente ao fechamento de agosto. Já na comparação com setembro do ano passado, o alimento concentrado está custando 36,4% a mais este ano.

Para o farelo da soja, a média média diária de embarques cresceu 5,7% até a segunda semana de setembro. Em relação a agosto deste ano  a alta foi de 15,5% maior que no mesmo período de 2017 de acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Projeção

Em curto prazo, o câmbio mais fraco, inclusive com quedas pontuais do dólar frente ao real (mas em patamar ainda elevado) poderão diminuir a pressão de alta no mercado brasileiro.

No mercado norte-americano o cenário é diferente. Os preços estão em queda com a previsão de uma safra recorde nos Estados Unidos na temporada atual (2018/2019) e colheita da safra ganhando força em outubro/novembro.