Socorro europeu a bancos anima mercados globais e bolsas disparam

Índice Dow Jones saltou 11,08% e Bovespa avançou 14,66%Uma onda de otimismo inundou os mercados nessa segunda, dia 13, com os anúncios de planos de resgate do sistema financeiro, desta vez concentrados na Europa. Só em um dia, foram prometidos pelo menos US$ 2,3 trilhões, o triplo do valor aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos. Fortes altas em bolsas de valores de todo o planeta recuperaram a esperança de estabilização da crise que ameaçava transformar em pó a estrutura global de crédito.

Com pequenas diferenças na forma de aplicação, os novos planos de socorro se focam em três tipos de medidas: a oferta de garantias públicas a empréstimos entre bancos privados, o reforço do capital próprio das instituições financeiras por meio do aumento de capital estatal e aumento do valor segurado para os correntistas.

Em comum, um objetivo: recuperar a confiança perdida pelo desconhecimento sobre a exposição de cada banco às perdas com títulos podres e, assim, devolver a normalidade às transações entre as entidades.

Altas de dois dígitos em mercados em que esse padrão de comportamento é raro ? o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, saltou 11,08%, e o de São Paulo avançou 14,66% ? deram o sinal mais evidente do alívio. Até os habitualmente sisudos relatórios de bancos, porém, revelavam o tamanho do fôlego. “Nós estamos muito satisfeitos ou, melhor, imensamente aliviados com o fato de que a zona do euro chegou a um plano para combater o atual estresse financeiro”, afirmava o relatório do BNP Paribas divulgado nessa segunda. “Nós saudamos sinceramente o fato de que alguma coisa foi feita, finalmente.”

Embora tenham provocado euforia no mercado de ações, os resgates talvez não tenham poder de impedir a desaceleração econômica ou mesmo uma forte retração global.

? Ninguém pode esperar que essas medidas possam evitar a recessão. As forças da contração econômica já estão em movimento há muito tempo devido à crise de crédito ? advertiu Mike Lenhoff, estrategista-chefe da Brewin Dolphin Securities em Londres.

Ou seja, a consistência do programa conjunto dos países europeus será testada diariamente nas bolsas de valores e na economia real. A partir daí, será possível saber se o fundo do poço foi atingido e o planeta emergirá para a recuperação.