Senadores do Centro-Oeste querem facilitar pagamento a produtor rural

Dívida de frigoríficos com fornecedores é estimada em R$ 700 milhõesA bancada de senadores do Centro-Oeste defende alterações na legislação como forma de facilitar pagamentos a produtores rurais que comercializam com frigoríficos, prejudicados atualmente com a escassez de crédito resultante da crise financeira global.

A decisão de lutar por essa mudança foi tomada em reunião da frente nessa quinta, dia 28, que contou com a participação dos senadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Gilberto Goellner (DEM-MT), Adelmir Santana (DEM-DF) e Jayme Campos (DEM-MT).

Na próxima semana, eles deverão sugerir as alterações ao ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, que estaria sensível à crise do setor.

Uma das mudanças prevê a extensão, aos produtores rurais, da regra contida no artigo 54 da Lei 11.101/05, conhecida como Lei de Falências, limitando o prazo máximo de parcelamento de créditos originados em atividades rurais e pecuárias em um ano, dentro do plano de recuperação judicial.

Apenas na região Centro-Oeste, a dívida dos frigoríficos que em 2008 entraram em recuperação judicial com os pecuaristas é estimada em R$ 700 milhões.