Senado discute regulamentação da atividade de motorista

Garantia dos direitos trabalhistas de mais dois milhões de caminhoneiros é ponto mais polêmicoO Senado discute a criação do Estatuto do Motorista Profissional. Um dos pontos mais polêmicos é a garantia dos direitos trabalhistas de mais dois milhões de caminhoneiros que rodam pelas estradas do Brasil.

Para escoar 60% de toda a riqueza produzida no Brasil, os motoristas de caminhão trabalham entre 18 e 20 horas por dia para aumentar o salário, calculado de acordo com a quantidade de carga transportada. O excesso de tempo ao volante é um problema que os representantes dos caminhoneiros que deve acabar com a criação do estatuto.

A nova legislação está sendo discutida pelos senadores e vai regulamentar o trabalho em diversos setores do transporte. Os caminhoneiros também pedem o fim da informalidade, plano de saúde e seguro de vida, e a regulamentação da carga horária com tempo máximo de direção de oito horas.

Além dos direitos trabalhistas, os motoristas estão preocupados com a segurança. Segundo a Agência Nacional de  Transportes Terrestres, caminhões de carga estão envolvidos em 36% dos acidentes nas rodovias brasileiras.