Diversos

Semana será boa para a colheita da soja em algumas lavouras do país

Segundo a meteorologia, toda a região Sul e parte de São Paulo terão uma semana inteira de janela com tempo seco. Já no Nordeste, chuvas!

soja ao por do sol
Foto: Roberto Kazuhiko Zito/Embrapa

A semana será marcada por poucas mudanças no clima. De maneira geral, onde começa chovendo na segunda, deve terminar a sexta chovendo, assim como o tempo firme. Em resumo os produtores da região Sul e parte do Sudeste terão todas as condições de avançarem rápido na colheita da soja. Já no Centro-Oeste e Nordeste a condição é de chuvas e os trabalhos de colheita serão adiados. as temperaturas também variam bastante, com as mais frias ficando concentradas no sul e as mais quentes no Norte.

SUL

Os mapas meteorológicos mostram que o tempo seco ou nublado devem predominar até pelo o dia 30 de abril em boa parte das lavouras de soja da região Sul. Há exceções pontuais no Paraná e Santa Catarina, mas no Rio Grande do Sul a previsão é realmente de tempo seco. A semana começa com temperaturas mínimas chegando a 9ºC no Rio Grande do Sul e máximas de 30ºC no oeste do Paraná, mas elas sobem com o passar da semana.

https://picasion.com/

SUDESTE

A semana deve ter tempo mais firme nas lavouras de soja de São Paulo e bastante chuvosa em Minas Gerais. Segundo os mapas da Somar Meteorologia as temperaturas mínimas serão de 18ºC até sexta-feira, enquanto as máximas giram em torno de 30ºC em boa parte da região.
https://picasion.com/

CENTRO-OESTE

O tempo seco vindo da região Sul e Sudeste afeta o sul do Centro-Oeste. Com isso, a semana começa com tempo mais firme em Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso e Goiás. O restante das regiões a previsão é de chuvas, mesmo que com poucos volumes. A partir de quinta as instabilidades ficam mais generalizadas em mato Grosso e Goiás e começam a afetar a região norte de Mato Grosso do Sul. As temperaturas mínimas devem ficar na casa de 20ºC e as máximas podem chegar a quase 36ºC em alguns municípios.
https://picasion.com/

NORDESTE

A semana será marcada por muitas precipitações na região, incluindo na Bahia. Alguns municípios podem registrar até 100 milímetros até sexta-feira. As temperaturas não são tão elevadas como costumam ser, com mínimas de 18ºC e máximas de 30ºC.
https://picasion.com/

NORTE

A região Norte segue com muitas chuvas e até temporais nesta semana. Segundo a meteorologia alguns municípios enfrentarão transtornos por conta do excesso de chuvas. As temperaturas serão elevadas de mais neira geral, com mínimas de 20ºC e máximas de até 38ºC.
https://picasion.com/

Veja mais notícias sobre soja