Em Santa Catarina, safra de cebola é afetada pelo clima e pode cair 20%

A grande incidência de Trips tabaci na região resultou no aparecimento de um vírus que não era encontrado há muito tempo no país

Fonte: Pixabay

A safra de cebola 2017/2018 de Ituporanga (SC), que começou nesta semana, pode ter perda de até 20% na produtividade média, devido à estiagem de 40 dias durante o desenvolvimento dos bulbos e às altas temperaturas no período, que não são usuais na praça catarinense. As informações são do complexo de pesquisas sobre Frutas e Hortaliças do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Hortifrúti/Cepea).

O mês de outubro foi marcado por temperaturas mais amenas, e essa amplitude térmica pode resultar em maior quantidade de bulbos de menor calibre.

Segundo colaboradores do Cepea, a grande incidência de Trips tabaci – o piolho da cebola – na região resultou no aparecimento de um vírus que não era encontrado há muito tempo no país. A doença afetou algumas lavouras e pode reduzir a produtividade, por conta do subdesenvolvimento dos bulbos e danos às folhas.

A comercialização da hortaliça na praça sulista começou nesta semana e deve seguir até maio de 2018. É importante lembrar que o estado é o maior produtor brasileiro dessa cultura.