Saiba quem são os ministros escolhidos para o governo de Bolsonaro

Nas declarações públicas, o presidente eleito avisou que pretende reduzir de 29 para de até 17 o número de ministérios, excluindo algumas pastas e fundindo outras

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Duas semanas depois do segundo turno, o presidente eleito Jair Bolsonaro confirmou sete nomes da sua equipe ministerial. Alguns escolhidos atuam diretamente no governo de transição.

Nas declarações públicas, Bolsonaro avisou que pretende reduzir de 29 para de 15 a 17 o número de ministérios, excluindo algumas pastas e fundindo outras. Confira os nomes confirmados para os respectivos cargos até agora: 

Tereza Cristina 

Tereza Cristina
Foto: Guilherme Martimon/Divulgação

Deputada federal pelo DEM do Mato Grosso do Sul, engenheira agrônoma e empresária do agronegócios, assumirá o Ministério da Agricultura.

Onyx Lorenzoni 

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Deputado federal pelo DEM do Rio Grande do Sul, foi escolhido para assumir a Casa Civil. Por enquanto atua como ministro extraordinário da transição.

General Augusto Heleno Ribeiro Pereira 

Foto: Antonio Cruz/Arquivo/Agência Brasil

 

Oficial da reserva, vai chefiar o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O General também está é chamado de “conselheiro” pelo presidente eleito. 

Paulo Guedes 

Paulo Guedes
Fernando Frazão/Agência Brasil

Economista que acompanhou Bolsonaro durante toda a campanha, ocupará o Ministério da Economia, que será unindo ao Ministério da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio.

Sérgio Moro 

Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil

O juiz federal, ficou conhecido ao ser responsável pelos processos da Operação Lava Jato. Assumirá o Ministério da Justiça que fará uma fusão com a Secretaria de Segurança Pública e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). 

Marcos Pontes 

Foto: Governo do Estado do Maranhão

Astronauta e próximo ao Bolsonaro, ficará à frente do Ministério de Ciência e Tecnologia, que deverá agregar também a área do ensino superior. 

General Fernando Azevedo e Silva

Foto: José Cruz/Arquivo Agência Brasil

Militar da reserva e atuou como assessor do presidente do Superior Tribunal Federal, Dias Toffoli. Assumirá o Ministério da Defesa.