Saiba como plantar salsa em 6 passos

Tempero pode ser cultivado em apartamentos, e a técnica que demonstramos tem como vantagem adicional a reciclagem de embalagens de ovos

Fonte: Canal Rural

Muito utilizada na cozinha, a salsa pode fazer toda a diferença na hora de realçar e enriquecer o sabor de um prato. Se for colhida fresquinha, melhor ainda. Se cultivada em casa, aí tudo fica perfeito.

O plantio é simples e pode ser feito tanto em locais mais espaçosos, como o quintal de uma casa, quanto em apartamentos. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o melhor período para cultivar a salsa é entre abril e junho, e o tempo estimado para colheita é de 65 a 70 dias.

A planta exige alguns cuidados, em especial na rega. Se feita com muita frequência, pode encharcar o solo. Por isso, antes de aguar a planta, verifique se a terra já não está úmida e tente realizar a atividade, de preferência, nos mesmos períodos – durante o começo da manhã, quando o sol não está forte, ou à noite.

Outra vantagem de plantar a salsa em casa é poder reutilizar embalagens, como as de ovos. No plantio com sementes, os recipientes se tornam locais perfeitos para que elas se desenvolvam nos primeiros estágios e depois podem ser transplantadas para locais maiores, como galões de água de 5 litros ou caixas de feira.

Cauã Messinetti, da Morada da Floresta, casa que promove soluções e educação socioambientais na cidade de São Paulo, ensina em seis passos como começar sua própria horta em casa e plantar salsa.

Materiais

Semente de salsa

Terra

Areia

Húmus

Bandeja para ovos

Antes de começar

Caso escolha uma bandeja para ovos feita de papelão, certifique-se que fará o plantio no lugar em que o “vaso” ficará definitivamente, pois, após a rega, a embalagem ficará mole e será difícil transportá-la.

Passo 1

Separe porções iguais de terra, areia e húmus suficientes para cobrir seu recipiente, em seguida, misture os produtos

Passo 2

Deposite a terra preparada na embalagem de ovos até cobri-la

DICA: ao espalhar a terra preparada, não a compacte! Caso contrário, a semente não conseguirá germinar da forma desejada

Passo 3

Com a ponta do dedo, faça um furo de aproximadamente um centímetro de profundidade em cada uma das divisas da embalagem

Passo 4

Coloque de duas a três sementes em cada furo

Passo 5

Cubra os furos com terra, mas sem compactá-la

Passo 6

Regue a planta

DICA:

Regue a planta com um borrifador ou regador, pois assim a água não cairá com tanta força na terra a ponto de fazer um buraco e prejudicar a germinação da semente.

Lembre-se de que os estágios iniciais da planta são bem frágeis, e ela precisa de cuidados especiais.