Saiba como é a criação e treinamento de cães da raça border collie

Saiba mais sobre o manejo, criação, treinamento e escolha dos cães mais utilizados para o pastoreio no Brasil

Border collies são ótimos cães para a lida no campo. A raça, uma das mais antigas utilizadas no pastoreio, possui um instinto de caça que foi adaptado para o trabalho com rebanhos de bovinos e ovinos. Mas, há, muitos casos bem sucedidos, de adequação ao trabalho com gansos e galinhas.

Por serem extremamente ativos, estes cães precisam ser criados em grandes espaços em que possam gastar toda essa energia. Por isso, o border collie é uma opção melhor para fazendeiros do que para criações domésticas, ou seja, em casas ou apartamentos.

O treinamento destes animais começar a partir dos oito meses, a depender do tipo de manejo adotado e trato animal. O médico veterinário e sócio do Rancho Avaré BC, Rogério Figueiredo, explica que mesmo que o treinamento comece cedo, se o cachorro não apresentar condições físicas e psicológicas adequadas ele não conseguirá respoder ao esperado. 

“Geralmente, começamos a mostrar o rebanho aos animais por volta de quatro, cinco meses de vida, mas o treinamento efetivo, realizado diariamente, ocorre por volta dos 10 meses. Ele começa com o rebanho de ovelhas, quando os animais conhecem os comandos, para depois passar para o rebanho bovino. A grande preocupação do dono tem que ser o bem-estar, tanto do rebanho, quanto dos cães. Fazendo dessa forma, evitamos acidentes e perda de eficiência no treinamento”, explica Figueiredo, atentando também para a escolha dos animais.

Na hora de optar por um filhote é importante conhecer a genética do animal. “Saber se os pais eram bons cães de pastoreio, por exemplo, é a certeza de uma boa escolha”, diz Figueiredo. Outra dica do médico veterinário é observar o temperamento; um filhote medroso tem maiores chances de se tornar um cão inseguro.

Atualmente, um border collie de três meses de idade custa, em média, R$ 2 mil, independente do sexo e pelagem. O preço do animal adulto e já treinado – com idade acima de um ano – pode chegar até R$ 20 mil.