Safras recordes derrubam os preços da soja

Perspectivas de boas colheitas nos Estados Unidos e Brasil, juntamente com a baixa liquidez no mercado doméstico ajudaram nessa pressão

Fonte: Luiz Henrique Magnante/Embrapa

Os preços da soja no mercado interno brasileiro recuaram nos últimos dias, voltando aos patamares observados em abril deste ano, quando a colheita estava sendo finalizada, apontou o levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Para a instituição essa desvalorização se deve principalmente a expectativa de safras recordes nos Estados Unidos e também no Brasil. Além disso, a baixa liquidez no mercado doméstico ajudou nesta pressão.

Estas quedas de preços preocupam sojicultores, tendo em vista o elevado grau de endividamento de alguns, ainda que em contexto regional, e a disponibilidade de crédito restrita.

Entre o dia 26 de agosto e 2 de setembro, o Indicador da soja no porto de Paranaguá (PR), referente ao grão colocado para exportação e negociado na modalidade spot (pronta entrega),  recuou 2,3%, fechando em R$ 79,64 a saca de 60 quilos na sexta-feira (02). A média ponderada da soja no Paraná, refletida no Indicador CEPEA/ESALQ, foi de R$ 75,72 por saca.