Rússia tenta aprovar exportação de trigo ao Brasil

O embarque do grão faz parte do processo de reabertura do mercado russo para a proteína animal brasileira

Fonte: Antonio Costa/AENPr

O Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) informou que vai “empregar todos os esforços para cumprir os requisitos fitossanitários de quarentena do Brasil”, com relação à possibilidade de abertura do país ao trigo russo.

Em nota, publicada nesta terça, dia 23, o governo da Rússia relatou que durante encontro com autoridades brasileiras na Alemanha, na última quinta, dia 18, foi dada uma “atenção especial” às exportações de grãos russos ao Brasil.

As negociações, principalmente para o embarque de trigo, têm sido usadas como barganha no processo de reabertura do mercado russo para a proteína animal do Brasil, atualmente embargada. Considerando que o trigo russo será enviado diretamente para os moinhos brasileiros, será permitido ter sementes de erva daninhas em quarentena, o que vinha sendo um entrave para a questão.

“Os lados observaram os resultados positivos do trabalho conjunto realizado no ano passado sobre a admissão de trigo russo no Brasil”, revela a nota, com destaque para a informação de que os moinhos brasileiros são os maiores importadores globais do cereal, com compras anuais em torno de 7 milhões de toneladas.

O encontro na Alemanha teve a participação do chefe do Rosselkhoznadzor, Sergey Dankvert, e do secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, do Ministério da Agricultura brasileiro. Na ocasião, o governo russo se comprometeu a avaliar com o “máximo de celeridade” a reabertura do mercado de carnes brasileiras.